Participe do Prêmio Atleta da SBD!

O exercício físico regular é essencial para o controle glicêmico e manutenção do peso, reduz a resistência insulínica e reduz a necessidade e/ou dose de medicações para o diabetes. Ainda, o exercício protege contra complicações cardiovasculares associadas ao diabetes, reduzindo gordura corporal, pressão arterial e melhorando perfil lipídico. 

Participar de um programa de exercício físico leva a uma sensação de bem-estar, melhora a autoestima e aumenta a adesão aos autocuidados necessários para um bom controle do diabetes. Exercício e dieta, combinados como mudança de estilo de vida, são capazes de prevenir diabetes em indivíduos de risco. Associado à alimentação adequada e às medicações, o exercício físico é básico e fundamental para a abordagem do diabetes.

No entanto, esta ferramenta tão importante normalmente não é adequadamente valorizada, estimulada, avaliada, orientada e supervisionada. 

O esporte competitivo, praticado por portadores de diabetes sob supervisão adequada, torna-se exemplo e uma forma de estímulo às pessoas com diabetes sedentárias exercitarem-se. 

Assim sendo, a SBD instituiu o Prêmio Atleta SBD, esse ano em sua segunda edição bienal, como reconhecimento às pessoas com diabetes praticantes de exercício físico e esporte, utilizando seus exemplos na educação e estímulo para melhor controle da patologia.

Preencha o Formulário e participe!