SBD realiza Cobertura do Congresso Americano de Especialistas em Educação e Cuidado em Diabetes

Evento voltado para equipe disciplinar responsável pelo paciente com Diabetes

São Paulo, setembro de 2020. No último mês, Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) apresentou o fórum da Cobertura do Congresso Americano de Especialistas em Educação e Cuidado em Diabetes. Na ocasião, destacou-se o pioneirismo de abordar conteúdos multiprofissionais, envolvendo áreas de enfermagem, nutrição, psicologia, educação física. Trata-se da segunda cobertura virtual de congressos internacionais realizada pela SBD.

Fórum – Cobertura on-line

Realizado entre 25 e 26 de agosto, o congresso estadunidense conta com uma trajetória extensa de reconhecimento e representatividade em todo o mundo. A cobertura realizada pela SBD focou em sintetizar os pontos mais significativos do evento e trazer as informações para realidade brasileira, que muitas vezes é diferente da americana.

“O trabalho de cobertura foi difícil, assim com em todo projeto novo. Mas contou com um apoio muito intenso da Sociedade, dos palestrantes e de todos para dar certo. O resultado foi perfeito”, comenta a Dra. Gabriela Cavicchioli, coordenadora do Departamento de Enfermagem da SBD, que também participou da organização. Segundo ela, o evento vem para enfatizar ao médico a importância da multidisciplinaridade na atenção ao Diabetes.

O presidente da SBD, Dr. Domingos Malerbi acrescenta que “vários serviços, nos Estados Unidos, dispõem desse foco em educação. Há o entendimento de que apenas ministrar remédios não é suficiente. É preciso educar para o autocuidado, para a alimentação, atividade física. Hoje, o médico tem um perfil mais mecanicista, de prescrição medicamentos. O ponto focal da educação ficou com a enfermagem. Assim, neste congresso, o protagonismo é dela. As outras áreas entram em complementação”.

“Na ocasião, foram debatidos aspectos relativos aos diferentes tipos de Diabetes. “Um tema de bastante destaque para nós foi a ‘hipoglicemia no mundo real’, visto que uma coisa é teoria e outra é a prática”, comenta a Dra. Silvia Ramos, coordenadora de Departamento de Nutrição da SBD.

No segmento de nutrição, foram apresentadas novidades com foco na dieta Low Carb que, segundo ela, ainda não tem muito destaque, no Brasil, tampouco monitoramento adequado, mas que é importante para os pacientes.

Apoio

Diversos Conselhos contribuíram para a divulgação desse evento, visando maior alcance e abrangência nacional. É o caso dos Conselhos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

“Organização do evento: Dra. Glaucia Bechara, Dra. Graça Câmara, Dra. Rebecca Ortiz, Dra. Silvia Ramos e Dr. William Valadares.

Coordenação geral: Dr. Domingos Malerbi, Dra. Gabriela Cavicchioli, Dr. Laerte Damaceno e Dr Márcio Krakauer.