Cobertura do Fórum realizado entre os dias 01 e 03 de maio

3º Fórum de Atualização e Inovação em Diabetes contou com mais de 700 inscritos

Realizada em Fortaleza (CE), a terceira edição nacional do evento promovido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) foi sucesso de público e qualidade dos simpósios

Por Letícia Martins, editora-chefe da DIABETESmagazine

Entre os dias 01 e 03 de maio, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) – Regional Ceará realizou o 3º Fórum de Atualização e Inovação em Diabetes em Fortaleza, a capital do sol e da alegria. Foram três dias de aprendizado, network e trocas de experiência entre médicos e profissionais das mais diversas especialidades que tratam pessoas com diabetes.

Na abertura do evento, o Dr. Ruy Lyra, presidente da SBD, parabenizou toda a Comissão Organizadora do evento, sob a liderança geral da médica endocrinologista Dra. Cristina Façanha, e do Dr. Marcello Bertoluci na comissão científica. “Essa equipe se empenhou para a realização do trabalho da Comissão Científica para trazer o melhor em atualização e inovação em diabetes”, declarou Dr. Ruy.

A Dra. Cristina também destacou o empenho da equipe: “Não foram poucas as dificuldades que tivemos ao organizar um evento ainda novo e durante a transição de duas diretorias. Não foi fácil, inclusive por alguns entraves burocráticos e estruturais. Mas em todo o tempo, tivemos o apoio do Dr. Ruy Lyra, cujo suporte foi fundamental”, disse a presidente do evento e vice-presidente da SBD Regional Ceará.

A terceira edição nacional do evento contou com mais de 80 palestrantes das cinco regiões brasileiras, além da participação maciça da comunidade de profissionais que cuidam de pessoas com diabetes, totalizando 712 inscritos. A programação foi rica em palestras curtas e didáticas, painéis de discussão, sessões de workshop, aulas interativas e hands-on, além da apresentação do panorama nacional do diabetes e temas mais específicos, como complicações microvasculares, tratamento sem insulina do diabetes tipo 2, obesidade e o futuro das alternativas terapêuticas.

O tema obesidade e diabetes suscitou vários pontos de reflexão e atualização. A médica Cynthia Valério, por exemplo, expôs sobre os fenótipos de obesidade e a necessidade de olhar o perfil de cada paciente para definir a estratégia de tratamento. Já a Dra. Thaisa Trujilho abordou as dificuldades que pessoas com diabetes e obesidade enfrentam para manter o peso a longo prazo e ressaltou que as estratégias passam pela mudança do estilo de vida, evitando as dietas muito restritivas, que favorecem o ganho de peso. Sistemas automatizados de liberação de insulina (AID), como tratar a hiperglicemia no hospital foram temas de outros dois simpósios que lotou o auditório.

Simpósios, lançamentos e comemorações

No dia 1º de maio, durante a abertura do simpósio sobre “DM2 no SUS”, a Dra. Karla Melo ressaltou que a data marcava os 10 anos de fundação do Departamento de Saúde Pública, Epidemiologia e Economia em Saúde da SBD, do qual ela é fundadora e coordenadora. “Nosso departamento é formado pelo tripé que carrega em seu nome mesmo; trabalhamos em prol da saúde pública, para melhorias na epidemiologia e na economia, tão necessária para os investimentos no setor e em pesquisas”, declarou a médica, feliz porque o simpósio reuniu diversos profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e profissionais de Educação Física para discutir o tratamento de pessoas com diabetes tipo 2 no sistema público.

“São 10 anos de conquistas, tristezas por coisas que não aconteceram ou que já poderiam estar em curso. Mas, o que mais tivemos foram ganhos para a comunidade. Nosso trabalho dá uma abrangência muito grande, principalmente quando se fala em saúde pública e atenção primária. Acredito que temos muito para comemorar”, completou.

Outras ações importantes aconteceram durante o Fórum, como o lançamento do algoritmo do pé em diabetes, que tem como propósito facilitar a identificação e o atendimento das complicações nos pés de pessoas com diabetes na Atenção Primária de Saúde (APS) no Brasil. O material foi elaborado pelas médicas Geísa Maria Campos de Macedo, Nilce Botto Dompieri e Maria do Livramento Saraiva Lucoveis. 

Outra novidade foi o lançamento do aplicativo de contagem de carboidratos desenvolvido pelo Departamento de Nutrição da SBD e disponível para download gratuito tanto para Android quanto iOs. O lançamento contou com a participação do ex-presidente da SBD (2022-2023), Dr. Levimar Rocha Araújo, do atual presidente, Dr. Ruy Lyra, das nutricionistas que estiveram à frente do projeto Tarcila Ferraz de Campos e Débora Bohen, além dos demais membros do Dep. de Nutrição.

Para os profissionais interessados em fazer parte do próximo Fórum, uma boa notícia: a quarta edição já está em fase de planejamento e será na Bahia. Fique de olho na agenda e não perca nenhum evento do setor!