Tendo em vista o recente aumento de números de casos severos de COVID-19 em mulheres durante a gestação e no puerpério, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) recomendam a vacinação contra COVID-19 de gestantes, puérperas e lactantes com Diabetes Mellitus, obesidade ou Hipertensão Arterial Sistêmica, de acordo com a nota técnica número 1/2021 do Ministério da Saúde.
As vacinas COVID -19 com diferentes tecnologias atualmente disponíveis no Brasil ainda não foram testadas em gestantes, puérperas e lactantes, não havendo dados e informações definitivas sobre os seus efeitos nessas populações específicas. Entretanto, estudos em animais não mostraram ter efeito teratogênico. A urgência em se posicionar sobre essa população, mesmo com ausência de evidências, decorre do maior risco de complicações que as gestantes e seus bebês apresentam quando infectadas pelo vírus. Os efeitos adversos pós vacinação devem ser notificados e monitorados.
É importante destacar que as medidas de proteção contra COVID-19, como distanciamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos, devem ser mantidas, mesmo após a vacinação.
A vacinação das gestantes, puérperas e lactantes é facultativa e as mulheres que não aceitarem devem ter sua decisão respeitada.
Dr. Airton Golbert
Coordenador do Departamento de Diabetes na Gestação da SBD
Dra. Cristina Figueiredo Sampaio Façanha
Coordenadora do Departamento de Diabetes na Gestação da SBD e membro do Departamento de Diabetes Mellitus da SBEM