Ao que preciso estar atento em relação ao Diabetes neste momento: Dicas práticas para a população de Petrópolis

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), se solidariza com o desastre natural ocorrido em Petrópolis e se preocupa com o bem estar de todos os cidadãos. Pensando em especial nas pessoas com diabetes, lembramos que o cuidado com o diabetes é essencial para a qualidade de vida no dia a dia. Em momentos de situações adversas, que fogem do nosso controle, apesar de outras prioridades, não podemos esquecer de alguns pontos essenciais para o controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue), que ajudarão a minimizar o risco de situações de urgência.
Sendo assim, elaboramos algumas dicas práticas para apoiar as pessoas com diabetes nesse momento:

  • Mantenha o uso das medicações habituais: não deixe de fazer uso das medicações prescritas pelo seu médico pois sem elas você pode ter uma hiperglicemia, ou seja, um aumento da quantidade de açúcar no sangue, que pode causar mal estar. Caso esteja sem essas medicações, procure uma Unidade Básica de Saúde;
  • No caso de uso de insulina, fique atento ao armazenamento deste medicamento seguindo as seguintes orientações:
  • Insulina fechada: deve ser armazenada em sua embalagem dentro da geladeira em temperaturas entre 2 e 8 °C, evitando a porta da geladeira em função da variação da temperatura. O transporte desta insulina deve ser feito de forma a conservar a temperatura, ou seja, em embalagens de isopor ou bolsas térmicas. No caso da necessidade de gelo, atentar para que este não encoste na insulina pois, se congelar, deverá ser desprezada.
    Validade: conforme caixa.
  • Insulina em uso: pode permanecer em temperatura ambiente, desde que seja menor do que 30 °C. Por isso, devemos evitar a exposição direta ao sol.
    Validade: Independentemente de estar dentro ou fora da geladeira, após aberto o frasco de insulina, tem durabilidade menor que a validade identificada na caixa conforme quadro abaixo
   INSULINAVALIDADE APÓS ABERTO   
   NPH, Regular, Lantus®, Basaglar®, Humalog®, Apidra®, Novorapid®, Fiasp®28 dias
   Degludeca®56 dias
   Levemir®, Toujeo®42 dias
   Refil inalável – envelope aberto com cartela fechada10 dias
   Refil inalável – envelope aberto com cartela aberta03 dias

Fonte: bula dos medicamentos. Atenção: podem existir algumas variações de acordo com o fabricante. O prazo utilizado neste quadro foi o menor de cada tipo de insulina.
DICA PRÁTICA: No momento de abertura devemos identificar no frasco a data, visando lembrar que quando este vencer deve ser desprezado.

  • No momento de aplicação de insulina, higienize o local de aplicação com álcool 70% ou água e sabão;
  • Caso a sua rotina de alimentação ou atividade física (lembrando que se você está ajudando nos resgates ou transporte de alimentos isso pode ser considerado uma mudança), sugerimos uma avaliação médica em relação aos medicamentos em uso para prevenir hipoglicemia (quantidade de açúcar baixa no sangue);
  • Tenha sempre um alimento contigo para corrigir a hipoglicemia (glicemia < 70 mg/dL).
    SINAIS E SINTOMAS DE HIPOGLICEMIA: sudorese, fraqueza, tontura, tremor e mal estar em geral.
    COMO CORRIGIR:
    Glicemia < 70 mg/dL – 1 copo de 150/200 ml de suco de laranja, suco de caixinha ou refrigerante comum, 1 colher de sopa de açúcar diluído em água ou 3 balas
    Glicemia < 54 mg/dL – dobro da quantidade sugerida acima.
  • Após 15 minutos da correção, sugerimos repetir a glicemia para verificar se já está dentro dos parâmetros normais, ou seja, maior que 70 mg/dL.
  • Descarte as agulhas utilizadas para aplicação de insulina ou realização da glicemia em locais apropriados. A recomendação é que seja realizado nas caixas de perfuro cortantes, sempre respeitando o limite máximo de uso. Caso esta não esteja disponível, escolha um recipiente rígido, inquebrável, de boca larga e com tampa. Quando estiver cheia (mas não lotada ao ponto de não conseguir fechar o frasco), deve ser entregue na Farmácia das Unidades Básicas de Saúde, para que ocorra o descarte com segurança e no local adequado.

DICA PRÁTICA: Utilize embalagens descartáveis de amaciantes de roupas e identifique que dentro existem materiais perfuro cortantes.
ATENÇÃO: Garrafas pet (água, refrigerantes, etc.) não são rígidas o suficiente e possuem a boca muito estreita. Latas de produto também não são indicadas, pois não possuem tampa com rosca aumentando o risco de, no momento de tampar, a pessoa se machucar.

As orientações acima tem por objetivo incentivar o cuidado do diabetes e minimizar o risco de situações de descompensação neste momento difícil que os moradores da cidade de Petrópolis estão vivenciando.

Cuidem -se e contem conosco para qualquer outro apoio ou dúvida!