As mãos da pessoa com diabetes mellitus

Estima-se que metade das pessoas com diabetes tenham algum tipo de problema nas mãos. Além disso, muitas dessas pessoas estão em idade avançada e o comprometimento das mãos pela doença pode trazer grandes limitações às atividades diárias. Na presença de dor ou diminuição da mobilidade, tarefas simples como testar a glicemia capilar, preparar a dose da insulina, escovar os dentes ou abotoar uma camisa se tornam extremamente complicadas.

A seguir, uma lista das principais doenças das mãos que a pessoa com diabetes pode apresentar:

1 – Síndrome do túnel do carpo: a síndrome do túnel do carpo é causada pela compressão do nervo mediano entre o ligamento carpal e as outras estruturas que compõem o túnel do carpo. O encarceramento do nervo dentro do túnel do carpo acontece devido a alterações do tecido conjuntivo que são maiores quanto maior for o tempo que a pessoa convive com o diabetes. Talvez seja a complicação mais comum nas mãos da pessoa com diabetes, acometendo um em cada cinco indivíduos. Dor e perda de força são sintomas que levantam a suspeita.

2 – Limitação da mobilidade articular: alterações no colágeno que compõe os ligamentos induzidas pelo diabetes são responsáveis por rigidez não dolorosa das articulações das mãos. Diminuição da força de preensão, inchaço e dificuldades com movimentos finos são sintomas frequentes. Dependendo da população de pessoas com diabetes avaliada, a prevalência desta complicação vai de 8% a 58%.

3 – Contratura de Dupuytren: caracteriza-se por contratura da fáscia palmar, causando nodulações na palma das mãos e deformidade em flexão dos dedos. Acomete de 16% a 42% das pessoas com diabetes, especialmente as que convivem há mais tempo com a doença.

Contratura de Dupuytren.

4 – Tenossinovite flexora: caracteriza-se por nodulações e espessamentos do tendões e bainhas que fazem a flexão dos dedos, podendo literalmente “bloquear” um ou outro dedo na posição de gatilho. Até 20% por cento das pessoas com diabetes apresentam este tipo de complicação, que costuma acometer o polegar, dedo médio ou dedo anular.

5 – Esclerodactilia diabética: por vezes confundida com esclerodermia, a esclerodactilia diabética causa espessamento da pele dos dedos, que ficam com aparência de salsichas. Esta complicação não causa dor, mas prejudica a mobilidade dos dedos.

SBD - Esclerodactilia diabética

Esclerodactilia diabética.

6 – Distrofia simpática reflexa: é uma complicação pouco frequente, caracterizada por dor grave ou sensação de queimação da mão, associada a inchaço, alterações no turgor da pele e sinais e sintomas de comprometimento vascular. Quando a mão é acometida, pode haver dor e limitação no ombro do mesmo lado.

Como podemos perceber, as mãos da pessoa com diabetes, especialmente os que convivem com a doença por muito tempo, podem apresentar diversas enfermidades. Logo, no caso de dor ou dificuldades motoras, o médico endocrinologista deve ser prontamente visitado para que o diagnóstico e o tratamento corretos possam ser providenciados.

Referência:

Musculoskeletal complications in diabetes mellitus. UpToDate OnLine. Disponível em:

https://www.uptodate.com/contents/musculoskeletal-complications-in-diabetes-mellitus

Dr. Mateus Dornelles Severo
  • CREMERS 30.576
  • Médico Endocrinologista
  • Doutor em Endocrinologia/UFRGS