O surto da doença de coronavírus 2019 (COVID-19) pode ser estressante para as pessoas.
O medo e a ansiedade sobre a doença podem ser esmagadores e causar emoções fortes em adultos e crianças. Lidar com o estresse tornará você, as pessoas de quem gosta e sua comunidade mais fortes.
Todos reagem de maneira diferente a situações estressantes. Como você responde a pandemia pode depender de sua formação, das coisas que o diferenciam de outras pessoas e da comunidade em que você vive.
As pessoas que podem responder mais intensamente ao estresse de uma crise incluem:
- Pessoas idosas e pessoas com doenças crônicas que apresentam maior risco de COVID-19;
O estresse durante um surto da enfermidade infecciosa pode incluir:
- Medo e preocupação com a própria saúde e a saúde dos entes queridos.
- Mudanças nos padrões de sono ou alimentação.
- Dificuldade para dormir.
- Dificuldades na atenção, memória, processos executivos, entre outros aspectos cognitivos.
- Agravamento dos problemas de saúde crônicos.
- Maior uso de álcool, cigarro e outras drogas.
Pessoas com problemas de saúde mental pré-existentes devem continuar seu tratamento e estar cientes de sintomas novos ou agravantes.
Cuidar de si mesmo, de seus amigos e de sua família pode ajudá-lo a lidar com o estresse. Ajudar outras pessoas a lidar com o estresse também pode fortalecer sua comunidade.
Coisas que se pode fazer:
- Faça uma pausa. Não assista, leia ou ouça notícias, incluindo mídias sociais. Ouvir a pandemia repetidamente pode ser irritante.
- Cuide do seu corpo. Respire fundo e medite. Tente comer refeições saudáveis e equilibradas, exercite-se regularmente, durma o suficiente e evite álcool e drogas.
- Tire um tempo para relaxar. Tente fazer outras atividades que você goste.
- Conecte-se com outras pessoas. Converse com pessoas em quem confiar sobre suas preocupações e como se sente. Consulte seu profissional de saúde se o estresse interferir em suas atividades diárias por vários dias seguidos.
Há muitas coisas que você pode fazer para apoiar seu filho.
• Reserve um tempo para conversar com seu filho ou adolescente sobre o surto de COVID-19.
Responda a perguntas e compartilhe fatos sobre o COVID-19 de uma maneira que seu filho ou adolescente possam entender.
- Garanta que seu filho ou adolescente estejam seguros. Deixe-os saber que está tudo bem se eles se sentirem preocupados ou chateados. Compartilhe com eles como você lida com seu próprio estresse, para que eles aprendam a lidar com você.
- Limite a exposição de sua família à cobertura de notícias do evento, incluindo mídias sociais. As crianças podem interpretar mal o que ouvem e podem se assustar com algo que não entendem.
- Tente acompanhar as rotinas regulares. Se as escolas estiverem fechadas, estabeleça um cronograma para atividades de aprendizagem e atividades relaxantes ou divertidas.
- Seja um exemplo a seguir. Faça pausas, durma o suficiente, faça exercícios e coma bem. Conecte-se com seus amigos e familiares.
Fonte:
http://www.sbponline.org.br/arquivos/Consenso_COVID_19_portugu%C3%AAs_Agudelo_et_al_2020.pdf