Hipoglicemia Noturna em Crianças: Assintomática e Muito Frequente

Causas, ocorrências e durações das hipoglicemias noturnas em crianças são identificadas em estudo publicado por autores da Suíça. No início do artigo são apresentados resultados de outros estudos apontando que as hipoglicemias noturnas são mais comuns em crianças do que em adultos. Dados de 51 crianças, com idades entre 2 e 17 anos e com mais de 6 meses de diabetes tipo 1, foram analisados. Para acompanhar o valor e a variação da glicose, foi usado sensor durante 6 dias consecutivos (valores abaixo de 3.7 mmol/L – 67 mg/dL – foram considerados hipoglicemias). A atividade física foi monitorada através de acelerometria. 

 No total, 128 hipoglicemias noturnas foram identificadas, sendo 120 delas assintomáticas! A duração dos episódios variou de 10 minutos a até mais de 11 horas! Apenas 36% dessas ocorrências duraram menos de 1 hora, sendo que 6% delas prolongaram-se por mais de 6 horas! Foi detectado, ainda, que quanto mais intensa a atividade física durante o dia, maior a chance de hipoglicemia noturna. Destaca-se, também, o fato de que ir dormir com a glicemia abaixo de 6 mmol/L (108 mg/dL) aumenta duas vezes e meia a chance de hipoglicemia noturna. Não houve diferença entre o grupo em terapia de múltiplas aplicações e o que usava bomba de insulina.

Por fim, os autores reforçam a necessidade de ensinar aos pacientes: como corrigir hipoglicemia, quando testar e retestar a glicemia, a necessidade de se alimentar apropriadamente antes de ir dormir, e a atenção especial a ser tomada após um dia com atividades físicas.

Referência

Bachmann, S.; et al. Nocturnal Hypoglycemia and Physical Activity in Children With Diabetes: New Insights by Continuous Glucose Monitoring and Accelerometry. Diabetes Care 2016 May; dc160411. http://dx.doi.org/10.2337/dc16-0411

Dr. Mark Barone
  • Doutor em Fisiologia Humana (ICB/USP)
  • Especialista em Educação em Diabetes (ADJ-IDF-SBD, UNIP e IDC)