SBD participa de reunião em Brasília sobre Inteligência Artificial

Evento reuniu entidades e governo e o assunto dominante foi principalmente o aspecto regulatório, já que há um PL em tramitação para estabelecer o marco legal da IA no país

Na última terça-feira, 30/04/2024, a Sociedade Brasileira de Diabetes participou de reunião com autoridades do Ministério da Fazenda, em Brasília, para discutir o cenário de implementação de Inteligência Artificial (IA) em Saúde, em conjunto com outras entidades do setor da saúde. A SBD foi representada pelo Dr Fernando Malerbi, coordenador do Departamento de Saúde Ocular e membro do Departamento de Saúde Digital, Telemedicina e Inovação. O encontro incluiu as presenças do Secretário Marcos Barbosa Pinto, da Secretaria de Reformas Econômicas (SRE), e do professor Juliano Maranhão, diretor da Lawgorithm.

No encontro foram discutidas aplicações da IA na saúde em geral e na diabetologia em particular, incluindo pâncreas artificial e detecção da retinopatia. O aspecto regulatório foi o assunto dominante da reunião, já que atualmente tramita no Senado um projeto de lei que se propõe a estabelecer o marco legal da IA no país. Temas como classificação de risco, autorregulação e fomento à inovação foram discutidos.

Em sua fala, o representante da SBD enfatizou o caráter representativo da entidade e a necessidade de validação clínica de sistemas automáticos ou de suporte à decisão, sempre colocando a SBD à disposição das autoridades para auxiliar no desenho de políticas públicas.