SITEC completa 10 anos e discute a evolução da tecnologia no diagnóstico e tratamento do diabetes

A Sociedade Brasileira de Diabetes realizou, de 20 a 22 de abril, o SITEC 2023 – Simpósio Internacional de Tecnologias em Diabetes, evento que reuniu professores, pesquisadores, especialistas em diabetes, profissionais de saúde e pessoas com diabetes. “Esta foi a primeira vez em que pessoas com diabetes participaram do evento”, comemora Dra. Denise Franco, presidente do SITEC 2023. O evento foi realizado em São Paulo

A médica explica que esta foi a 10ª edição do evento e que, por isso, foi especial. “Procuramos contar como a tecnologia evoluiu nesses 10 anos e melhorou a vida da pessoa com diabetes.”

Dr. Levimar Araujo, presidente da SBD, destacou a importância desse momento. “Queremos criar uma conexão entre todos, médicos, pesquisadores e pacientes”, disse, lembrando que “a Sociedade tem de estar perto da sociedade”, reforçando um dos objetivos da entidade.

Os principais temas abordados no SITEC foram inovação, monitorização contínua da glicose, seringas, canetas e sistemas de infusão contínua de insulina, sistemas integrados, sistemas APS, App’s,  telemedicina e mídias sociais.

“Também pela primeira vez demos voz aos jovens”, afirma dra. Denise, citando a palestra da dra. Jellin Chuang, que falou sobre Canetas inteligentes, e da jovem com diabetes Pamela Valentim, que expôs sua trajetória ao tornar-se protagonista do seu tratamento.

Esses exemplos, de acordo com a presidente do SITEC, mostram como a tecnologia vem mudando a forma como é feito o diagnóstico e o tratamento do diabetes, além da maior participação do paciente no tratamento. “A tecnologia diminui distâncias e facilita o acesso ao diagnóstico”, diz dra. Denise.