31 de agosto | Dia do Nutricionista

No dia 31 de agosto comemora-se o Dia do Nutricionista. A profissão nasceu no Brasil em 1939, com a criação do primeiro curso de Nutrição no Instituto de Higiene de São Paulo, atual Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e desde então, é notável o desenvolvimento da área como ciência, bem como do reconhecimento da importância da profissão, em meio à atuação interdisciplinar.

Os hábitos alimentares são reconhecidos em todo o mundo como um dos principais fatores determinantes da saúde, tanto na prevenção com tratamento de doenças. O nutricionista é o profissional habilitado para promoção, manutenção e recuperação da saúde por meio da alimentação, a partir da atuação diversas áreas, como nas áreas clínica, saúde pública, esportiva, unidades de alimentação e segurança alimentar, consultoria, cozinhas experimentais, educação nutricional, ensino e pesquisa.

No diabetes, a alimentação tem papel essencial e compõe um dos pilares do tratamento, ao lado do exercício, monitorização, ajuste medicamentoso e outros cuidados clínicos. Neste contexto, o nutricionista é o profissional capacitado para propor estratégias de orientação nutricional e prescrever um planejamento alimentar individualizado, visando o controle glicêmico, adequação do estado nutricional e prevenção de complicações, somando à atuação em equipe que tem a pessoa com diabetes como centro do cuidado e grande protagonista!

Sempre que possível, consulte um nutricionista!

O Departamento de Nutrição da SBD deseja um Feliz Dia a todos os nutricionistas, que exercem com maestria a profissão, fazendo a diferença na qualidade de vida de toda a nossa população.

Dra. Maristela Strufaldi
  • Nutricionista e Vice Coordenadora do Departamento de Nutrição da SBD (gestão 2020 – 2021).
  • Mestre em Ciências (EPM/UNIFESP), Educadora em Diabetes (IDF-SACA/ADJ/SBD) e membro da Equipe Interdisciplinar do Projeto Educando Educadores (IDF-SACA/ADJ/SBD).