Representante do Brasil/SACA e Vice-Presidente, Dra. Hermelinda Pedrosa apresentou planos do Comitê das Mulheres e Diabetes e falou dos avanços no país da prevenção de complicações nos pés
O Board da IDF (Federação Internacional de Diabetes) se reuniu em Abidjan, Costa do Marfim, entre os dias 7 e 8 de outubro, para discutir vários temas relacionados ao diabetes. O evento contou com a participação da dra. Hermelinda Pedrosa, Assessora de Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Um dos destaques foi a apresentação do plano do Comitê Mulheres e Diabetes, coordenado pela Dra Hermelinda, que será focado em DCV, Insuficiência Cardíaca e Inércia de Screening no Pós-Parto.
Durante o encontro foi lida a Carta de Retirada da Candidatura do Rio de Janeiro para sede do Congresso em 2027. A decisão foi tomada pela SBD, ICD (Instituto da Criança com Diabetes) e ADJ Brasil, além do Visit Rio Convention Bureau e Rio Centro GL Administradora. Com isso, Doha foi escolhida pelo board para sediar o Congresso Mundial de Diabetes em 2027.
No final da reunião, foi assinada a Proclamation on Diabetes-related foot complications, entre a IDF e o D-Foot, pelos respectivos presidentes, prof. Peter Schwarz e Zulfiqarali Abbas. O objetivo é promover uma Call to Action para conscientização global, com endosso da OMS, que foi planejada pelas vice-presidentes do D-Foot, dras. Hermelinda e Beata Rakovska (Polonia). Dra. Hermelinda também participou de painel no 5.º Congresso da Sociedade Africana de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição para falar sobre os avanços do Brasil, que foi pioneiro mundial em treinamento de profissionais de saúde, no país e na Região SACA, de prevenção de complicações nos pés.
Um momento emocionante foi a homenagem feita por todos ao presidente Akhtar Hussain, que faleceu em julho, durante viagem ao Brasil, por meio depoimentos. Foi um momento marcante para dra. Hermelinda, que o recebeu para um simpósio durante o ICO (Congresso Internacional de Obesidade), em São Paulo, pouco antes de sua morte.