Você sabe o significado dos ovos de páscoa?
O ovo é associado ao nascimento, uma nova fase de vida, recomeços e há muitos anos atrás os ovos funcionavam como um meio de mensagem para pessoas queridas. Ou seja, não eram ovos comestíveis. Os ovos eram pintados e desenhados e continham mensagens. Com o passar dos anos, o chocolate chegou na Europa, e os franceses tiveram a ideia de substituir os ovos não comestíveis por ovos de chocolate
Dentro do contexto da alimentação saudável podemos inserir o chocolate desde que alguns cuidados sejam levados em consideração na hora da escolha e consumo.
- O tamanho da porção é a chave do sucesso
- Na hora de escolher um chocolate é importante analisar a composição do mesmo. Prefira as opções que contenham uma quantidade menor de carboidratos e gordura por porção
- Chocolates diet: apresentam maior quantidade de gordura do que as opções tradicionais. A gordura é um tipo de nutriente que retarda a absorção dos carboidratos e com isso podem impactar um pico glicêmico tardio dificultando dessa forma o controle.
- Chocolates amargos com uma concentração maior de cacau (70% cacau) apresentam ótimos benefícios na nossa saúde
- O ideal seria não ultrapassar 25 gramas e quando consumir associar a uma refeição como sobremesa do almoço ou jantar. Para contribuir no impacto glicêmico consuma alimentos ricos em fibras (verduras e legumes) que podem lentificar a absorção dos carboidratos e gorduras presentes no chocolate.
- Outra alternativa é utilizar o chocolate como acompanhamento de frutas em pequena quantidade (2 colheres de sopa) como cobertura em morangos, banana, uva.
- Se você faz contagem de carboidratos lembre-se de ajustar a sua dose de insulina de acordo com a quantidade de carboidratos presente na porção
- Para conhecer o efeito da ingestão do chocolate no seu controle glicêmico monitore a glicemia (pré, 2 e 5 horas após o consumo)
Que nesse período do ano em que celebramos o renascimento as escolhas saudáveis estejam sempre presentes!
Boa Páscoa a todos
Tarcila Beatriz Ferraz de Campos
@tarcilafcampos
Dra Tarcila Ferraz de Campos
- Nutricionista
- Mestre em Ciências da Saúde - USP
- Especialização em Fisiologia do Exercício – USP
- Educadora em Diabetes ADJ/SBD/IDF
- Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022/2023)
- Sócia do IBTED Tecnologia e Educação em Diabetes
- Nutricionista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz COD/HAOC
- Voluntaria do Ambulatório de Bomba de Insulina do Centro de Diabetes da UNIFESP
-
Dra Tarcila Ferraz de Campos#molongui-disabled-link
-
Dra Tarcila Ferraz de Campos#molongui-disabled-link
-
Dra Tarcila Ferraz de Campos#molongui-disabled-link
-
Dra Tarcila Ferraz de Campos#molongui-disabled-link