O Manual, é gratuito e está disponível no site da Sociedade e contará com mais dois capítulos, sobre a campanha “O Outro Pé” e sobre “Exercícios físicos para os pés”.
Lançado em 2020 pelo o departamento de Doenças nos pés e Neuropatias da SBD, o manual “Cuidados com os pés em pessoas com diabetes em tempos de Covid-19”, agora é reeditado. Entendendo a universalidade do seu conteúdo, o departamento também reeditou o nome, agora: “CUIDADOS COM OS PÉS EM PESSOAS COM DIABETES”, ganhou dois novos capítulos e é relançado agora em 2021 pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) em seu site [diabetes.org.br]. O material busca compartilhar experiências científicas para pessoas com diabetes por meio de dicas de autocuidado, higiene, prevenção e saúde dos pés. Os capítulos adicionados ao e-book (gratuito) são sobre a campanha “O Outro Pé” e “Exercícios físicos para os pés”.
Escrito a diversas mãos, por pesquisadores e profissionais que trabalham com pessoas com diabetes e complicações nos pés, o manual teve coordenação de Maria Cândida Ribeiro Parisi, que explica que a primeira edição foi escrita no ano passado no início da pandemia da Covid-19 por um grupo de pesquisadores da temática do pé diabético com orientações aos pacientes sobre como cuidar dos pés em casa: “O material escrito já é muito rico. Mas àquela época, ainda no início da pandemia, os dois tópicos, agora lançados, acabaram ficando de fora, e, entendendo que são essenciais, foram acrescentados nesta reedição”.
Também coordenadora do Departamento de Doenças dos Pés e Neuropatias da SBD, Parisi, médica e também pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diz que complicações nos pés, antigamente chamado de “pé diabético”, são extremamente frequentes em pessoas com diabetes. Explica que, assim como o esforço de rever a identificação do indivíduo como “diabético” para “pessoa com diabetes”, “nosso esforço também está em rever o termo pé diabético por doenças ou complicações nos pés na pessoa com diabetes.”
Os cuidados descritos nos outros capítulos do manual não se modificaram, a neuropatia continua sendo um dos principais objetos das abordagens preventivas no manual. “Prevenir faz toda a diferença nesta complicação!” Ainda, Parisi comenta que a neuropatia além de ser uma das principais causas de feridas nos pés “é uma complicação que pode passar despercebida, causando a perda progressiva da sensibilidade protetora dos pés, permitindo um ambiente favorável para a ocorrência de feridas que podem evoluir com infecções graves e necessidade de amputação dos membros”,
Aqui, comentamos então o capítulo “o Outro Pé”, campanha encabeçada pela dra. Rina Porta, com a colaboração de Nilce B Dompieri.
Parisi, explica o capítulo: “pessoas com diabetes, ao terem problema em um pé, frequentemente acabam relegando o outro pé, o pé que não tem ferida, ou que não amputou, a um segundo plano. Por isso, um dos novos capítulos do manual fala desta campanha o “Outro Pé”. “O objetivo é chamar a atenção das pessoas que tem problema em um pé, para que não deixem de cuidar do outro pé”, reitera ela.
Exercícios para os pés
O outro capítulo fala de Exercícios físicos para os pés e foi escrito por Isabel Sacco, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), em co-autoria com Jady Luara Veríssimo, Profa. Dra. Cristina Dallemole Sartor e Jane Suelen Silva Pires Ferreira.
. “Indicamos alguns autocuidados na perspectiva da reabilitação e de como prevenir alterações biomecânicas, além dos músculos esqueléticos que a diabetes traz. Por meio de exercícios específicos para os pés é possível prevenir e retardar a perda de força e de mobilidade”, detalha ela.
“Com esses exercícios para os pés e tornozelos, que são dicas simples para fazer em casa, há evidências científicas que mostram que é possível a pessoa diabética prevenir úlceras, complicações relacionadas ao pé diabético e de mobilidade”, relata Sacco, que reforça que nesse sentido o grupo de pesquisadores da USP, do qual faz parte, também desenvolveu, em 2018, o software Sistema de Orientação ao Pé Diabético (SoPeD) e, recentemente, lançou o aplicativo SoPeD para celular que pode ser baixado gratuitamente.
Parisi informa que a primeira versão do manual, além do público de pessoas com diabetes, também foi bastante procurada e divulgada por diversos profissionais da área de saúde e por pesquisadores, e que espera que a nova edição possa também contribuir com mais pessoas que trabalham com o tema e, em especial, com a saúde de pessoas com diabetes. “Lembrando que o cuidado e o autocuidado com o pé diabético não são apenas em tempo de pandemia, mas se estendem por toda vida”, conclui ela.
O manual pode ser baixado gratuitamente no site da SBD, no link: https://tinyurl.com/53upzpm9.