São Paulo, março de 2020. Nesta semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma série de orientações que visam nortear o trabalho do médico em meio ao período de enfrentamento do novo coronavírus. O comunicado aborda dez diferentes pontos ligados à rotina em hospitais, consultórios, além de outras recomendações gerais.
Dentre os itens, destaca-se a recomendação de destinar leitos hospitalares, prioritariamente, a pacientes com quadros graves de Covid-19. Bem como restringir o número de pessoas e tempo de duração das visitas em hospitais. No universo das consultorias, a indicação é adiar as consultas eletivas. Se não for possível, esses atendimentos devem seguir as determinações das autoridades locais e do diretor-técnico do serviço.
O comunicado do CFM trazem ainda outras recomendações de conduta. Para conferir o conteúdo na íntegra, o documento encontra-se disponível no link http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28641:2020-03-20-22-16-32&catid=3.