Dr. Laerte Damaceno, Coordenador do Departamento de Educação em Diabetes, Psicologia e Campanhas da Sociedade Brasileira de Diabetes com colaboração RS Press.
Ao tomar posse como presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes no dia 31 de janeiro desse ano, o professor Domingos Malerbi definiu a Tecnologia, Educação e Inovação como alguns dos pilares centrais das atividades da SBD nos dois anos seguintes.
Os departamentos, especialmente os de Educação em Diabetes, Psicologia e Campanhas, bem como o de Tecnologia, Saúde Digital e Telemedicina iniciaram as atividades com propostas de trabalho conjuntas para uma transformação digital, a mais imediata possível.
Em março, com a pandemia, a história começou a ser escrita, e o que estava sendo proposto como uma grande ousadia no mundo digital, subitamente, foi se tornando parte da nossa rotina: home office, lives, eventos virtuais, cursos em formatos digitais etc.
A Sociedade Brasileira de Diabetes entra nessa história com protagonismo por mobilizar uma grande comunidade científica, que respondeu de maneira brilhante às necessidades impostas pela nova realidade.
ADA 2020 on-line
A edição de 2020 do American Diabetes Association, 80th Scientific Sessions June 12-16, tornou-se uma EXPERÊNCIA VIRTUAL criando a oportunidade para que mentes brilhantes idealizassem e em tempo recorde realizassem a cobertura on-line internacional do congresso.
A Cobertura Online Internacional ADA 2020 ocorreu entre os dias 22 a 25 de junho e contou com comentários de membros dos departamentos da SBD, relativos às apresentações dos temas mais relevantes discutidos no ADA-80th Scientific Sessions June 12-16, 2020, VIRTUAL EXPERIENCE.
O formato criado para a Cobertura Online Internacional ADA 2020 baseou-se em objetivas apresentações de estudos e aulas, seguidos de comentários e avaliações técnicas dos palestrantes. O presidente da SBD Dr. Domingos Malerbi aponta que, além do curto prazo para idealizar e organizar o evento, a cobertura trouxe o desafio de triar o conteúdo a ser transmitido. “Fizemos uma seleção de temas de interesse clínico para médicos e demais profissionais da saúde, somados a temas básicos com repercussão clínica forte. Num segundo momento, focamos na identificação de palestrantes com domínio nos assuntos. Para nossa felicidade, temos bons profissionais científicos em todo o país. Por vezes, eles condensavam cinco ou seis aulas em cinco minutos”.
A experiência de quem fez parte dessa cobertura
O Dr. João Eduardo Nunes Salles, um dos coordenadores do projeto, que teve a oportunidade de comentar, falou sobre esse momento. “Com a cobertura on-line, nós conseguimos fazer com que as pessoas tivessem mais oportunidade de acesso a esses conhecimentos”, conta Salles.
Ele também falou sobre como foi satisfatório coordenar e participar da cobertura. “Ver os maiores profissionais do país debaterem essas aulas foi muito gratificante, principalmente porque o evento proporcionou que eles emitissem as suas opiniões, que passassem sua análise e entendimento dos temas “, finaliza.
Foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Diabetes com participação da Sociedade Peruana de Endocrinologia e a International Diabetes Federation, South and Central America. Participaram ainda das apresentações, especialistas do México, Peru e Colômbia.
“O evento foi excelente e da forma como eu considero que o on-line deve ser: ágil, rápido e interativo”, ressalta o Dr. Marcio Krakauer, um dos idealizadores do projeto e participante da Assessoria de Tecnologia da Presidência da SBD.
Para finalizar, Krakauer comemora o desempenho da iniciativa e adianta os planos futuros da Sociedade. “Tivemos uma resposta muito positiva e, por isso, já estamos pensando na cobertura de outros congressos”, conta.
Métricas mostram o sucesso do evento
Inscreveram-se 4.023 profissionais, 95% brasileiros e 5% de outras partes da América do Sul. Dos participantes, 75% eram médicos, e os demais profissionais de saúde foram assim distribuídos: Nutrição 9%, Enfermagem 4,7%, Educação Física 1,8%, Farmacêutico 0,5%, Educador em Diabetes 0,5%, Psicólogo 0,4% e Podólogo 0,1%.
A audiência média foi de 900 pessoas simultâneas por dia. A partir das 19h, a audiência aumentava rapidamente, atingindo um platô equivalente à audiência média, que se mantinha até 21h30, o término do evento.
Esse resultado reflete um ponto muito importante, o de que as apresentações conseguiram mobilizar a atenção dos participantes.
Com a realização da cobertura on-line Internacional ADA 2020 a Sociedade Brasileira de Diabetes está posicionada na vanguarda de uma nova era da comunicação e ensino digital em diabetes para grandes audiências continentais e globais.
Se você não participou ao vivo da Cobertura, o evento está disponível no site da Sociedade Brasileira de Diabetes, na seção Academia de Diabetes:
https://sbd.eadbox.com/courses/ada-online-2020
Ficha Técnica – Cobertura Online Internacional ADA 2020
Idealizador – Marcio Krakauer
Coordenação – Marcio Krakauer, Domingos Malerbi, João Eduardo Nunes Sales
Participantes (em ordem de apresentação) – Balduino Tschiedel, Carlos Zubiate, Carlos Aguilar Salinas, Pablo Aschner, Douglas Barbieri, Mauro Scharf, Roberto Zagury, Luis Caliari, Luiz Turatti, Marcello Bertoluci, Ruy Lyra, Bruno Geloneze, João Roberto Sá, Fernando Malerbi, Renan Montenegro Junior, Karla Melo, Melanie Rodacki, Rebeca Ortiz, Priscila Pecoli, Marcos Tambascia, Antonio Fontanelli, Roberto Raduan, Cristina Façanha, Levimar Araújo, Silvia Ramos, Sergio Vencio, Joaquim Custódio, Candida Parisi, Graça Camara, Marcio Krakauer, Taina Pizzignacco, Rodrigo Siqueira, Renata Rosseto, Rosangela Rea, José Francisco Kerr Saraiva, Cristiano Barcellos, Alexandre Hohl, Simone Torricelli, Roberto Pecoits.
Pocket Show – Apresentação de Show de Mágicas na transição entre os Simpósios: Mágicos Ricardo Malerbi e Célio Amino.
Menção especial deve ser feita ao fato de que os mágicos não receberam remuneração pelas apresentações de um show que pela sua leveza e maestria beirou entre o mistério e o sublime.
Staff administrativo da SBD – Joyce Moura, Kariane Krinas Davison, Maria Isabel Homem de Mello
Apoio – Abbott, Astra-Zeneca, Ely-Lilly, Medtronic, Merck-Serono, Novo- Nordisk, Roche, Sanofi, Takeda.
Produção – FARMA TV