Como reduzir o consumo de sal?

O sal faz parte da alimentação humana desde a antiguidade, e em praticamente todos os territórios do mundo, seja utilizado como conservante ou como condimento que atribui sabor as mais diversas preparações. O sal nos tempos antigos era utilizado em transações comerciais importantes e acredita-se que os primeiros registros do uso do sal na alimentação remonta de mais de 2000 anos a.C na China.

De lá para cá muito se aprendeu sobre esse item alimentar. Sabe-se hoje que o consumo excessivo de sal pode favorecer o aumento da Pressão Arterial (PA) em indivíduos predispostos, além de ser um fator de descompensação em indivíduos já hipertensos. O consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco para Hipertensão, e associa-se a eventos cardiovasculares e renais.

As Diretrizes de Hipertensão arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda o limite de consumo diário de sódio em 2,0 g, o que está associado à diminuição da PA, no entanto, o consumo médio do brasileiro é muito maior do que isso.

A diretriz atual da ACC/AHA (2019) preconiza que o consumo de sódio diário ideal deveria ser inferior a 1.500 mg/dia, mas reconhece que a redução de 1.000 mg/dia já poderia conferir benefício a muitos indivíduos hipertensos. A ADA recomenda o consumo < 2.300 mg/dia de sódio.

Vale lembrar que o sódio é um componente do sal de cozinha e para alcançar essa recomendação diária o consumo de sal deve ser de 5g, mas vale lembrar que o hábito alimentar da população Brasileira rica em alimentos processados e ultraprocessados contribui significativamente para a elevação dessa ingestão, portanto, evitar a ingestão de alimentos processados industrialmente, tais como enlatados, conservas, embutidos, defumados e a utilização de menos sal no preparo dos alimentos, podem ser medidas que junto com a redução do peso corporal, do consumo de bebidas alcoólicas, prática de exercícios físicos com regularidade, contribuam para a melhor qualidade de vida e redução da pressão arterial.

Como fazer isso e manter a alimentação prazerosa? O segredo está nos temperos, ervas e condimentos que devem estar lado a lado do sal no preparo dos alimentos. Vamos a alguns deles:

Açafrão da terra (cúrcuma) – É uma planta nativa que dá uma coloração marcante, principalmente em ensopados, assados e arroz.

ALECRIM – Seu casamento perfeito é com a batata: assada, ensopada, de todo jeito. Mas também vai bem no tempero de ensopados, de carne de frango ou de boi. Experimente usar o alecrim para temperar o azeite de oliva e utilize em torradas ou outras preparações que vão ao forno.

ALHO – Esmagado, em lâminas ou inteiro em refogados ou assados, é bem vindo à maioria das receitas de salgados.

CANELA – Tempero comum em praticamente todos os doces tradicionais brasileiros, mas também pode ser lembrado em preparações salgadas, principalmente que contenham carne de porco. Experimente a canela no tempero de leite e iogurtes e também na banana da terra para variar o café da manhã.

CEBOLINHA – Mais suave que a cebola. Use em ensopados, caldos e sopas, pode-se escolher o momento em que vai ser usada: desde o início do preparo ou no final com o prato já pronto.

COENTRO – Tempero de sabor peculiar, vai muito bem com peixes e frutos do mar. É muito usado no Norte e no Nordeste do Brasil. É sensacional!

CRAVO-DA-ÍNDIA – Parceiro da canela em doces e salgados. Experimente espetar alguns cravos numa cebola inteira e leve para assar ou em caldos e ensopados.

GENGIBRE – Ralado, dá um gosto diferente a saladas de tomate ou cenoura. Também é um bom tempero para frango ensopado e sopas creme.

PÁPRICA – Feito de pimentão vermelho. Possui a versão: doce, picante e defumada. Tempera bem ensopados, frango e carne de porco. Não deixe de experimentar, pelo menos a defumada.

TOMILHO – Se um prato tem tomate ou queijo, pode ter tomilho. Em caldos e ensopados, vai muito bem.

E a lista poderia continuar crescendo. Mergulhe no universo das especiarias e descubra sabores nunca imaginados na sua própria casa e feitos por você mesmo.

Sabrina Soares de Santana Sousa
  • Nutricionista Clínica
  • Membro do Departamento de Nutrição da SBD (gestão 2020 – 2021)
  • Educadora em Diabetes
  • Membro da SBD Regional - BA