A SBD solicitou a incorporação do Sistema flash de Monitorização da Glicose por escaneamento intermitente para o monitoramento da glicose em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e tipo 2 (DM2). A solicitação é subscrita pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (FENAD), ADJ Diabetes Brasil e Instituto Diabetes Brasil (IDB).
Uma etapa do processo da avaliação de incorporação de novas tecnologias, pela Conitec, é a análise da perspectiva do paciente. Em relação à solicitação da incorporação em questão, permite que o cidadão participe da Reunião da Conitec e compartilhe sua experiência de uso do sensor Freestyle Libre na monitorização da glicose, em comparação com a forma tradicional de monitorização da glicemia capilar (ponta de dedo). É importante, falar do impacto destes dois sistemas de monitorização da glicose sobre o controle glicêmico, as hipoglicemias (totais, graves e noturnas), os sintomas de hipoglicemia, a frequência e intensidade dos quadros de cetoacidose diabética, a sua qualidade de vida e a utilidade das setas de tendências.
Podem participar pacientes, familiares, cuidadores e tutores que tenham experiência com os temas em avaliação na Conitec. Integrantes de associações de pacientes também podem se inscrever, mas as inscrições serão aceitas somente por indivíduos, ou seja, por CPF.
Inscrições abertas até o dia 17 de junho de 2024.
Link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/chamada-publica-42-2024-sistema-flash