Outubro está aí, e com ele vem as comemorações destinadas principalmente às crianças, como o Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, e mais para o final do mês, o Halloween, comemorado dia 31 de outubro.
No dia 12 de outubro festejamos tanto o Dia das Crianças, como o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Mas em ocasião dessa data, a criançada geralmente tem uma semana inteira especial nas escolas, com eventos, jogos, cinema, lanches e guloseimas diferenciadas. É um mês de valorização da infância e do direito de brincar.
Já o Halloween, é uma festa muito popular nos Estados Unidos e conhecida no Brasil como Dia das Bruxas. Durante o Halloween, é tradicional as pessoas fantasiarem-se de monstros, e uma das práticas mais comuns da festa são as crianças fantasiarem-se e irem de casa em casa pedindo doces para as pessoas, perguntando: “doces ou travessuras”?
Daí vem a preocupação de muitos pais: Mas e meu filho que tem Diabetes?
Crianças com Diabetes podem e devem viver a infância nas suas diversas formas. Exceções fazem parte da vida e precisamos saber lidar com elas.
Quando falamos de alimentação e criança, já pensamos logo em guloseimas, doces, pipoca, batata frita, etc. E como é bom saber que faz parte de uma alimentação adequada e saudável, o prazer de comer e o uso esporádico desses alimentos, dentro de limites adequados, mesmo para quem tem diabetes. Pois é, muito importante frisar que a alimentação adequada para quem tem diabetes não difere da alimentação da população em geral, o importante é sempre o equilíbrio.
Mas e a glicemia? Através da terapia de Contagem de carboidratos, quem tem diabetes pode comer praticamente de tudo. O que não se recomenda são apenas líquidos com açúcar, o restante pode fazer parte do planejamento de uma dieta adequada e mantendo o bom controle glicêmico, desde que seja observado o conteúdo de carboidratos e ajustes de doses de insulina rápida das refeições. Converse com o médico ou nutricionista educador em diabetes da sua criança para saber fazer os ajustes necessários de forma individualizada nessas ocasiões especiais, permitindo-a ser feliz participando do seu contexto social, prática importante para sua aceitação e autocuidado no diabetes.
Segue receita divertida para fazer com as crianças em casa.
RECEITA
GELATINA COLORIDA EM CAMADAS
Ingredientes:
- 1 gelatina de uva diet
- 1 gelatina de tutti-frutti ou sem sabor com gotas de anilina alimentar azul
- 1 gelatina de limão diet
- 1 gelatina de abacaxi diet
- 1 gelatina de tangerina diet
- 1 gelatina de morango diet
- 1 lata/vidro de leite condensado diet (ou receita abaixo)
- 1 vidro de leite de coco (200 ml)
PREPARO: Dissolva a gelatina de uva em 150 ml de água quente e misture com 150 ml de água gelada. Despeje metade no fundo de uma fôrma decorada untada com óleo e leve ao congelador por 10 minutos. Misture o restante com 4 Colheres de Sopa de leite condensado e 4 Colheres de leite de coco. Despeje na fôrma e volte para o congelador por mais 15 minutos. Repita o preparo com as gelatinas restantes e coloque na fôrma, terminando em gelatina de morango. Cubra com papel filme e leve à geladeira por 12 hs. Desenforme e sirva em seguida. Rende 25 porções.
Rende em média 15 porções de 120g – 1 fatia média – 75kcal e 9g Carboidrato
INFORMAÇÕES NUTRICIONIAIS | |
1 porção em 120 Gramas | |
Calorias (kcal) | 75 kcal |
Carboidratos (g) | 9g |
Fibras (g) | 0g |
Proteínas (g) | 1,7g |
Gorduras Totais (g) | 3,5g |
Sódio (mg) | 65 mg |
RECEITA DE LEITE CONDENSADO DIET
Ingredientes:
– 1 copo americano de leite em pó desnatado / integral (100g)
– ¾ de copo americano de água fervendo (150ml)
– 1 xícara de chá de adoçante dietético em pó (Ex: Xilitol ou Tal e Qual por exemplo)
– 1 colher de sopa rasa de margarina ou manteiga (10g)
PREPARO: Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata bem por 5 minutos. Deixe descansar por uma noite na geladeira.
Rende: 250g (1 lata) – média de 489kcal e 103g Carboidrato
Dra. Débora Bohnen Guimarães
- Nutricionista especialista em Nutrição Clínica pelo Ganep
- Mestre em Educação em Diabetes pelo IEP - Santa Casa de Belo Horizonte
- Membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes
- Nutricionista da equipe do Ambulatório de Diabetes tipo 1 da Santa Casa de BH
- Educadora em Diabetes especializada em terapia de bomba de infusão contínua de insulina
-
Dra. Débora Bohnen Guimarães#molongui-disabled-link
-
Dra. Débora Bohnen Guimarães#molongui-disabled-link
-
Dra. Débora Bohnen Guimarães#molongui-disabled-link
-
Dra. Débora Bohnen Guimarães#molongui-disabled-link