Diabetes e as festas de fim de ano

Natal e ano novo chegando e já têm muita gente aproveitando as festas de confraternização.

Passar esses bons momentos com família e amigos é um dos melhores prazeres da vida, mas muitas vezes nesses momentos perdemos um pouco o controle da alimentação e das bebidas. Pra quem possui Diabetes, existe a necessidade de alguns cuidados específicos para evitar que o diabetes descompense.

Para uma ceia saudável seguem algumas dicas!

  • Evite o Jejum prolongado
  • Inicie a ceia pelas saladas cruas
  • Enfeite os pratos típicos com frutas (evite as frutas em calda)
  • Inclua cereais integrais na ceia (arroz integral, quinoa)
  • Substitua farofas por farofa de soja
  • Prefira preparações assadas, grelhadas e cozidas
  • Evite os molhos à base de maionese
  • Prefira ervas finas como tempero
  • Evite excessos na sobremesa, escolha 1 tipo
  • Beba com moderação
  • Hidrate o corpo. Prefira água ou água aromatizada com hortelã e rodelas de limas, chás gelados. Evite as bebidas açucaradas.
  • Não esqueça de monitorar a sua glicemia e fazer adequação de insulina se necessário

Lembre-se que festas de fim de ano apesar de terem como característica grande oferta de pratos diferenciados, não são sobre comida e sim sobre relacionamentos. Busque se concentrar nas conversas e neste momento tão especial que é celebrar! Boas festas!

Clique aqui e veja receitas de Fim de Ano!

Dra. Tarcila Ferraz de Campos
  • Nutricionista Clínica e Mestre em Ciências da Saúde
  • Educadora em Diabetes IDF/SBD/ADJ
  • Membro dos Departamentos de Nutrição e de Educação em Diabetes da SBD (2016-2017)

 

Dra. Marlice Marques
  • Nutricionista Clínica
  • Mestre em Ciências da Saúde
  • Nutricionista na Secretaria Estadual de Saúde Go
  • Membro da Diretoria da Regional Goiás da SBD
  • Coordenadora da pós graduação Diabetes na prática clínica no IEPG