Doença cardiovascular no diabetes

Olá, seja bem-vindo ao podcast da SBD.

Como a diabetes afeta o coração, como evitar que isso aconteça eu sou Fernando Valente professor da faculdade de medicina do ABC e editor do podcast esses programas contam com a participação de grandes de diabetologista brasileiros, acompanha agora as dicas.

É mais comum as pessoas associarem o diabético a problemas de visão, amputações e diálise, mas poucas pessoas sabem sua relação com a doença cardiovascular.

em especial infarto miocárdio derrame em ciência cardíaca

Isto ocorre porque o diabetes pode causar lesões nos vasos sanguíneos.

Esses danos com os vasos sanguíneos são causados por altos níveis de açúcar no sangue. Isto é glicemia que juntamente com excesso de gordura no sangue faz com que se formam placas desses vasos.

Com o passar do tempo essas placas tomam os vasos mais estreitos, o que causa uma redução do fluxo sanguíneo. Além disso, essas placas também podem sofrer uma rotura dando origem a tromboses agudas que podem levar ao infarto ou derrame.

Cerca de 3% das pessoas com diabetes têm também doença cardiovascular. Além disso, é muito frequente nas pessoas com diabetes a presença de obesidade e hipertensão arterial e colesterol no sangue que também são fatores de risco para doença cardiovascular.

Mas não podemos esquecer que não somente o Diabetes o colesterol alto são fatores de risco para essas doenças cardiovasculares.

A obesidade, a hipertensão e o sedentarismo, o tabagismo também contribuem, formam o risco cardiovascular e devem ser tratados em todas as pessoas, principalmente nas pessoas portadores de diabetes.

Para reduzir o risco vascular algumas dicas podem ser úteis: primeiro tem uma dieta balanceada reduz o consumo de alimentos com excesso de gordura saturado açúcar e sal segundo tem uma Vida Ativa pratica atividade física de forma regular pelo menos 30 minutos por dia e pelo menos cinco vezes por semana.

Pare de fumar.

Tome sempre seus remédios regularmente e faça visitas periódicas ao seu médico para avaliar seus exames e a sua saúde em geral.

Lembre-se que quase metade das pessoas com diabetes tipo 2 não sabe o que tem essa condição e que ela se relaciona intimamente com problemas cardíacos.

Diabetes é uma condição crônica, mas com essas medidas você terá uma maior qualidade de vida e poderá reduzir o seu risco cardiovascular.

Paulo Rizzo Genestreti
Endocrinologista