







A Dra. Hermelinda Pedrosa, ex-presidente da SBD e nossa amiga querida é endocrinologista, radicada em Brasília tendo uma trajetória profissional envolvida com o diabetes em atividades de ensino, pesquisa, governança, advocacy e assistência clínica no SUS(Sistema Único de Saúde).
A grande inspiração para sua dedicação em diabetes foi sua irmã maior que viveu 67 anos com diabetes mellitus tipo 1(DM1) e nos deixou em 2021, após ter vivenciado todas as etapas de avanços terapêuticos ao longo de sua vida, de exemplar resiliência.
Considerou uma grande honra ter sido eleita Vice-Presidente Médico da IDF, incentivada por seu Presidente, Professor Akhtar Hussain e pelo Professor Andrew Boulton, seu mentor desde sua especialização no Reino Unido. Em carta a seus pares, pontuou:
O Brasil é um país rico em recursos naturais e um dos mais desiguais do mundo e que tem a 6ª maior prevalência de diabetes. Viver com diabetes em países de renda média (MIC), baixa e muito baixa (LIC, VLIC) é desafiante. Além disso, a pandemia de COVID-19 agravou a desigualdade devido à inflação, desemprego, dificuldade de acesso a alimentos, medicamentos e insumos.
Apoiar e disseminar os projetos do Professor Akhtar e da IDF, associados a ações proativas que minimizem as desigualdades, são os pontos mais relevantes de minha proposta de trabalho.
Acessos a serviços de saúde estruturados, medicamentos, insumos, em busca de controle metabólico, qualidade de vida, prevenção, identificação precoce e tratamento das complicações, como recomendam as diretrizes globais.
Participar na elaboração de leis ou aperfeiçoar as existentes para garantir o acesso como ocorre em outros países.
Valorizar e inserir as Associações de Diabetes, como vozes representativas de usuários do sistema, para uma participação efetiva e de maior alcance.
Difundir as ações da IDF através de novos padrões de educação e assistência, novos formatos digitais, novas tecnologias capazes de maximizar a aprendizagem e as atividades de assistência, especialmente em áreas remotas. Telemedicina, Apps, Appsweb etc.
O momento favorece o trabalho de equipe com o Professor Fadlo Fraige Filho, atual Presidente IDF-SACA e ao Dr. Balduino Tschiedel, Chair Regional do Congresso 2025, em um momento que a IDF está com nova missão:
Nova missão da IDF(International Diabetes Federation)
“Melhorar a vida das pessoas vivendo com diabetes e prevenir o diabetes naquelas em risco”.