A regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-PE) promoveu, de 16 e 18 de junho, a edição de 25 anos consecutivos de realização do EndoRecife. De volta ao formato presencial, depois de dois anos com versões em plataforma online, o congresso reuniu endocrinologistas e profissionais de saúde de várias especialidades para debater novidades no diagnóstico, tratamento e pesquisas da área.
O EndoRecife é um dos maiores congressos médicos regionais do país, coordenado pela endocrinologista Lúcia Cordeiro, presidente da regional da SBEM em Pernambuco, e sua diretoria. “Chegamos a uma data simbólica com a missão de inovar, mas mantendo a essência de um congresso com programação científica de qualidade, com temas da prática clínica e com atualizações. Em 25 anos, o congresso teve mais de 20 mil participantes, mais de 1.000 palestrantes e moderadores, mais de 500 mesas-redondas e conferências. O desafio é manter o interesse e a credibilidade do evento, com uma marca nossa, que é de promover as amizades”, afirma a presidente.
Durante três dias, temas como diabetes, metabolismo ósseo, disfunções da tireoide, transtornos endocrinológicos na gestação, tratamento da obesidade, reposição hormonal na menopausa, síndrome metabólica, neuroendócrino, entre outros, foram apresentados em mais de 80 aulas.
A programação contou com médicos brasileiros e vários de destaque internacional, tais como Michel Tuttle (EUA), que mostrou as atualizações no manejo do câncer de tireoide avançado; Marc-André Cornier (EUA), que trouxe os mais recentes estudos sobre dislipidemia; John Bilezikian (EUA), que fez conferência sobre hiperparatiroidismo; e Rury Holman (UK), pela primeira vez participando do evento, falou sobre o legado do importante estudo UKPDS, um marco nas pesquisas sobre diabetes desde a década de 90.
O EndoRecife 2022 teve mais de 100 trabalhos inscritos (temas livres), que passaram por avaliações de duas bancas para escolha dos melhores, para apresentação e premiação. Todos os finalistas foram publicados no Archives of Endocrinology and Metabolism, através da SBEM Nacional. Os três melhores receberam o Prêmio Professor Ney Cavalcanti, em homenagem a este endocrinologista pernambucano de renome nacional, que recebeu outra homenagem formal, na abertura do evento, junto com os também endocrinologistas Amélio Godoy (RJ), Marcos Tambascia (SP) e Renan Montenegro (CE), pelos relevantes serviços prestados à especialidade e à medicina brasileira.
O Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Professor Levimar Rocha Araujo participou do EndoRecife 2022, como convidado especial na mesa redonda de Endopediatria com o tema: Tecnologias em diabetes-Novas perspectivas no tratamento do diabetes tipo 1.