FIBRAS E DIABETES

As fibras são importantes aliadas tanto na prevenção quanto no tratamento do diabetes. As fibras podem ser classificadas em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são fundamentais no controle da glicemia e da gordura no sangue (aumento de colesterol e triglicerídeos, as chamadas dislipidemias), já as fibras insolúveis ajudam a melhorar a saúde intestinal e a saciedade, contribuindo também para o controle do peso corporal.

Para ter uma ingestão adequada de fibras, é importante incluir fontes diversificadas, que podem ser encontradas em vegetais diversos, especialmente os folhosos, talos de hortaliças, sementes diversas como as de linhaça, bagaços de frutas, farelo de aveia, feijões e outras leguminosas, como lentilha, ervilha e grão de bico. Essas fontes podem ser incluídas em preparações como saladas, iogurtes, acompanhamentos e até mesmo como petiscos saudáveis, sendo recomendado o consumo de 3 ou mais porções por dia, totalizando 30 gramas por dia.

Procure um nutricionista para te ajudar a adequar a quantidade e qualidade das fibras da sua alimentação e, dessa forma, obter todos os benefícios para a sua saúde.

SUGESTÃO DE RECEITA: Petisco de semente de abóbora

Ingredientes: Sementes de abóbora crua (1 xícara), azeite de oliva (1 colher de sopa), pimenta do reino e/ou cúrcuma

Modo de preparo: Retirar as sementes da polpa e lavar em água corrente; escorrer bem em uma peneira e secar antes de temperar; misturar no azeite e temperar com pimenta do reino e cúrcuma a gosto; depois colocar em um recipiente que possa ir ao forno; Deixar em forno pré-aquecido a 150ºC por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando; retirar do forno após ficarem douradas e crocantes.

Referências:

– Diabetes Canada Clinical Practice Guidelines Expert Committee, Sievenpiper JL, Chan CB, Dworatzek PD, Freeze C, Williams SL. Nutrition Therapy. Can J Diabetes. 2018;42 Suppl 1:S64-S79

– Faludi AA, Izar MCO, Saraiva JFK, Chacra APM, Bianco HT, Afiune Neto, A et al. Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017. Arq Bras Cardiol. 2017;109(2Supl.1):1-76.

– McRae MP. Dietary Fiber Intake and Type 2 Diabetes Mellitus: An Umbrella Review of Meta-analyses. J Chiropr Med. 2018 Mar;17(1):44-53. doi:10.1016/j.jcm.2017.11.002. 

– Weickert MO, Pfeiffer AFH. Impact of Dietary Fiber Consumption on Insulin Resistance and the Prevention of Type 2 Diabetes. J Nutr. 2018;148(1):7-12.

Dra. Daniela Lopes Gomes
  • Nutricionista Clínica
  • Professora do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA
  • Orientadora no Programa de Pós-graduação em Neurociências e Comportamento (PPGNC / UFPA)
  • Orientadora no Programa de Pós-graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes (PPG DIABETES / UFPA)
  • Especialista em Nutrição Clínica
  • Especialista em Obesidade e Emagrecimento
  • Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA)
  • Doutora em Nutrição Humana (UnB)