Hipoglicemia no idoso

Olá, seja bem-vindo ao podcast da SBD. Você sabia que a hipoglicemia pode se manifestar de maneira diferente no idoso eu sou Fernando Valente professor da faculdade de medicina do ABC e editor do podcast esses programas contam com a participação de grandes de diabetologista brasileiros ouça agora algumas particularidades da hipoglicemia no idoso.

Meu nome é Jonas gordilho Souza eu sou médico geriatra membro da SBD do departamento de diabetes do Idoso e Doutor pela Faculdade de Medicina da USP bem vamos falar hoje um pouco sobre as síndromes geriátricas associado diabetes do Idoso e como isso pode acarretar no risco de hipoglicemia e como nós eh familiares ou pacientes com diabetes possamos ter cuidados de forma evitar eventos de hipoglicemia e evitar complicações da hipoglicemia bem primeiramente precisamos entender que a apresentação do diabetes no idoso é diferente quando comparado ao paciente jovem há uma frequência aumentada de condições como demências incluindo a doença de alzheimer depressão quedas alterações sensoriais que inclui a alteração de visão e audição incontinência urinária e por último a síndrome de fragilidade que é uma condição no qual o paciente tem perda de massa muscular e múltiplas complicações em diversos temas que leva ao mal risco de eventos adversos e complicações.

Lembramos também que tudo isso está associado a um paciente que tem alterações farmacocinéticas e Farma com dinâmicas ou seja as medicações podem levar a maior risco de eventos adversos e elas podem interagir entre si por isso precisamos ter muito cuidado com risco de hipoglicemia no idoso.

Bem primeiramente caso você tem diabetes o conviva com algum idoso que tenha diabetes do tipo 2 ou tipo 1 precisa estar ciente que alguns sintomas e digam hipoglicemia entre eles os tremores e rentabilidade confusão taquicardia com batedeira no peito e fome em excesso no entanto alguns idosos. Eles podem não apresentar esses sintomas que chamamos sintomas adrenérgicos por operações decorrentes de um envelhecimento e dos hormônios contra regulatórios, como é que identificamos hipoglicemia então uma vez que encontramos o idoso com alteração de nível de consciência, sonolência confusão mental ou algum dos outros sintomas descritos, precisamos medir a Glicemia capilar caso os níveis estejam abaixo de 70 mgts consideramos hipoglicemia nível 1 e caso estejam abaixo ou igual a 54 consideramos em hipoglicemia nível dois e muita atenção devemos ter naqueles que tem nível de hipoglicemia baixa e alteração de consciência que impede ele que se tratar.

Ou seja aquele paciente que ele está tão sonolento que ele não consegue tratar a própria hipoglicemia, isso é descrito como empobrecimento em nível 3 e pode ser uma condição muito grave que leva sintomas neurológicos irreversíveis e aumento de mortalidade cardiovascular sintomas. Agudos e crônicos e consequentes dessa hipoglicemia.

Por isso, é muito importante que o paciente idoso com diabetes tome alguns cuidados em primeiro lugar com um acompanhamento frequente com o médico assistente. E a equipe multidisciplinar isso vai prover que ele tem a menor risco associado ao tratamento que ele tem o melhor controle de metabólico da doença de forma individualizada e que ele possa ajustar suas medicações de acordos com a função renal ou de acordo com as interações que possam ocorrer entre os outros formas.

Por último vamos discutir um pouco o que deve ser feito. Caso seja identificada uma crise de hipoglicemia então uma vez que o paciente tem os sintomas já descritos anteriormente deve-se medir a Glicemia capilar se ela estiver abaixo de 70 o paciente precisa imediatamente ingerir 15g de carboidrato de rápida absorção isso seria o quê? Por exemplo é uma colher de sopa Rasa eh de Açúcar em um copo de água um sachê de açúcar líquido instantâneo ou três balas moles ou um sachê de uma colher de sopa de mel ou 150 ml de suco de laranja ou melancia ou uma fatia grande de uma fruta como uma melancia ou até mesmo 150 ml de refrigerante comum algum suco artificial com açúcar algum pedaço pequeno de carboidrato como rapadura unidade de uma Bananinha comum duas colheres de sopa de leite condensado ou outras alimentos, que que tenham açúcar?

Bem depois de 15 minutos, ele deve ser reavaliado e medir novamente a Glicemia caso ela não esteja em níveis aceitáveis deve-se repetir a mesma conduta caso o paciente tenha alteração de nível de consciência deve-se colocar um pouco de açúcar debaixo da língua e levar o paciente imediatamente ao pronto socorro e pedir por ajuda por último caso o paciente tenha crise de hipoglicemia, ele precisa relatar o seu médico assistente porque as suas medicações precisam ser ajustadas assim que se evite novas crises e o paciente possa ter uma saúde adequada e boa qualidade de vida.

Jonas Gordilho Souza
Geriatra