Material traz recomendações para desenvolvimento de políticas públicas e alerta de especialista a fim de evitar perda de visão; coordenador do Departamento de Saúde Ocular da SBD é um dos autores
No mundo, atualmente, há 537 milhões de adultos com idades entre 20 e 79 anos que vivem com diabetes. Em 50 anos, a previsão é que este número chegue a 1,3 bilhão de pessoas, de acordo com a IDF – Federação Internacional de Diabetes. Segundo a entidade, a alta prevalência do diabetes tipo 2 continua a aumentar em todo o mundo e é particularmente rápida em países em desenvolvimento, caso do Brasil. Isso porque o acesso aos cuidados de saúde é limitado e o tratamento nem sempre é realizado da melhor forma e com celeridade.
Com isso, as complicações causadas pelo diabetes tendem a crescer, entre elas a Retinopatia Diabética (RD), que pode levar à perda da visão.
Para alertar sobre esse perigo, a IDF se uniu à Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) para criar um manual com as políticas mais adequadas para prevenir a retinopatia a fim de atingir médicos, profissionais de saúde, políticos e formuladores de políticas públicas. O objetivo é fornecer recomendações para prevenir e controlar eficazmente a retinopatia diabética e evitar a perda de visão em pessoas que vivem com diabetes.
Este manual traz os seguintes destaques:
- Mostra as ligações entre a diabetes e a Retinopatia Diabética;
- Sublinha o impacto e a gravidade da RD para as pessoas que vivem com diabetes;
- Demonstra a necessidade do desenvolvimento de uma abordagem multissetorial para prevenir e tratar essa condição;
- Fornece recomendações de políticas para melhorar a prevenção e os cuidados – melhorando, em última análise, a vida das pessoas com diabetes e RD ou em risco de desenvolver RD.
O material traz ainda artigos preparados pelos maiores especialistas no assunto, entre os quais dr Fernando Malerbi, que é coordenador do Departamento de Saúde Ocular da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Para conhecer o material, acesse o link: https://shorturl.at/nwLX3 ou QRCode.