O Ministério da Saúde aprovou a disponibilização do medicamento Aflibercepte, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes com Edema Macular Diabético – a principal causa de perda de visão em pessoas com diabetes tipo 1 e 2. A decisão do Ministério da Saúde foi publicada por meio da portaria nº 50, de 5 de novembro de 2019, no Diário Oficial da União (DOU). O medicamento estará disponível à população em 180 dias, a partir da data da publicação da portaria.
A oferta do medicamento é fruto de iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) ligada a outras sociedades médicas ligadas à endocrinologia e saúde ocular. Em julho deste ano, os presidentes das entidades, Dra. Hermelinda Pedrosa (SBD) e Dr. Rodrigo Moreira (Sbem), apoiados pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) e com colaboração do Dr. Magno Ferreira, enviaram uma proposta para Consulta Pública à CONITEC defendendo a incorporação do Aflibercepte nos tratamentos disponibilizado na rede pública de saúde.
A SBD e a SBEM tiveram papel relevante na condução da submissão da CP e também terá na elaboração do PCDT com grupos de médicos especialistas.
Para outras informações, acesse: http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46019-sus-tem-novo-tratamento-para-complicacoes-do-diabetes-na-visao