Em Itabuna (BA) realiza-se anualmente, desde 2004, mutirões multidisciplinares de rastreamento de diabetes e suas complicações, apoiados por uma grande mobilização da sociedade que inclui, associações de pessoas com diabetes, instituições de ensino e assistência em saúde, estudantes, profissionais de saúde, instituições públicas, privadas e terceiro setor. As pessoas com diabetes identificadas com complicações como retinopatia não proliferativa grave e proliferativa iniciam tratamento com fotocoagulação a laser. Aquelas com problemas nos pés, iniciam os cuidados da mesma forma que outras complicações como as cardiovasculares, renais e são referidas para o sistema de saúde pública com o qual o Mutirão está integrado.
Mutirão do Diabetes Itabuna 2022
Mutirão do Diabetes
Presente ao Mutirão, o Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Dr. Levimar Rocha Araújo que considerou o evento um modelo de integração com a sociedade e ao sistema de saúde bem como de capacitação em diabetes de forma imersiva para estudantes e profissionais de saúde da rede pública.
Presente ainda o Dr. Fernando Malerbi, Coordenador do Departamento de Olhos da SBD, um dos responsáveis por toda a tecnologia envolvida na captura de imagens da retina e resultados imediatos por algoritmos de inteligência artificial.
Coordenando este monumental trabalho em Itabuna (BA) está o Dr. Rafael Andrade, Médico oftalmologista e Presidente da ONG Unidos pelo Diabetes que inspirou a 30 outros Centros no Brasil a adotarem o mesmo modelo de Mutirão.
Imagens de Mutirões do diabetes realizados no Novembro Diabetes Azul nas cidades de Goiânia (GO), Blumenau (SC), São Luiz (MA), Fortaleza (CE), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Feira de Santana (BA), Rio de Janeiro (RJ), Catalão (GO) e Belo Horizonte (MG). Os mutirões envolvem milhares de voluntários que dão acesso a pessoas com diabetes aos cuidados com a saúde integrados ao Sistema Público de Saúde.