Na última reunião da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), realizada nos dias 4 e 5 de março, foram discutidas pautas relacionadas ao diabetes mellitus e à obesidade.
A recomendação final da CONITEC, após análise das contribuições à Consulta Pública (CP) relacionada à incorporação de medicamento da classe dos inibidores do SGLT2 (iSGLT2), foi a incorporação da dapaglifozina. Deste modo, cabe aguardar a publicação da Portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), sobre esta decisão.
Outros tópicos relacionados ao diabetes e obesidade também foram debatidos na ocasião. É o caso do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Retinopatia Diabética que, em breve, será submetido à CP com parecer favorável da CONITEC. Na reunião, foi comunicada a recomendação final de não incorporação da sibutramina para pacientes com obesidade. Posição semelhante foi adotada em relação ao orlistate para pessoas com sobrepeso e obesidade. O fármaco ranibizumabe, recebeu parecer favorável para incorporação. O posicionamento beneficiará pacientes com deficiência visual devido ao edema macular diabético.
Drª Karla Melo
Coordenadora do Departamento de Saúde Pública da SBD
Dr. Domingos Malerbi
- Endocrinologista
- Presidente da SBD Gestão 2020-2021
- Membro do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein
- Graduação pela Universidade de São Paulo
- Especialização pela Universidade de São Paulo
- Mestrado em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo
- Doutorado em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo
-
Dr. Domingos Malerbi#molongui-disabled-link
-
Dr. Domingos Malerbi#molongui-disabled-link
-
Dr. Domingos Malerbi#molongui-disabled-link