Prezados associados da SBD e público em geral,
Recentemente todos recebemos a informação que a empresa ROCHE irá descontinuar a venda da bomba de insulina Accu Chek Combo. Este fato gerou muitas dúvidas e pedidos de informações, por isso resolvemos fazer este esclarecimento oficial pela SBD.
Oficialmente as pessoas que utilizam este modelo de bomba podem ficar tranquilas. Não haverá descontinuação imediata dos insumos mensais necessários para seu funcionamento para quem adquire de forma privada, ou para aqueles que recebem mensalmente de forma administrativa ou por planos de saúde ou mesmo as ações judiciais. De forma lenta e gradativa as bombas que terminarem sua vida útil ou quebrarem a empresa irá dar assistência necessária ou, se houver indicação e prescritas pelo médico poderão ser substituídas pelo novo modelo Accu Chek Solo, a Mini bomba sem fios. E os insumos também serão trocados para essa utilização.
A Roche garantiu em carta que irá manter as trocas que se fizerem necessárias de acordo com a data definida no termo de garantia previstos nestes produtos sem prejuízo aos usuários. Cartuchos, Cateter, Cânula e pacote de serviços serão comercializados até dezembro de 2026.
Diante da notícia, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) lembra que a terapia com Bomba de Insulina precisa ser indicada e acompanhada pelo médico. Por isso, para alterar o seu tratamento, após esse anúncio da empresa, é imprescindível que obtenha primeiramente a prescrição médica e, em seguida, consulte a fonte provedora para ajustes e adequações do seu novo processo de recebimento e/ou aquisição de insumos.
Portanto ressaltamos que uma atualização de produto, pode trazer benefícios ao controle glicêmico dos pacientes quando realizarem a troca.
A SBD assume o compromisso de ficar atento a quaisquer problemas que porventura aconteçam a partir desta decisão, tanto para a equipe de saúde quanto para os pacientes e seus familiares.
Nenhum pânico ou ansiedade é necessário e os profissionais de saúde e a própria empresa Roche podem esclarecer dúvidas que ainda forem necessárias.
Dr. Levimar Araújo
Presidente da SBD
Dr. Marcio Krakauer
Coordenador Depto de Saúde Digital, Tecnologia e Inovação da SBD