Saúde dos Rins e Exame de Creatinina

Doenças renais representam um desafio significativo de saúde pública devido à sua natureza muitas vezes silenciosa e assintomática nas fases iniciais. A insuficiência renal, frequentemente decorrente de condições progressivas, destaca a necessidade urgente de estratégias de rastreamento e intervenção precoce para preservar a função renal e melhorar os resultados clínicos. Neste contexto, a dosagem da creatinina surge como uma ferramenta valiosa para avaliar a função dos rins e identificar precocemente possíveis complicações.

Pessoas com maior risco de desenvolver doença renal devem realizar exames de dosagem de creatinina pelo menos uma vez por ano. Isso inclui pacientes com diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, histórico familiar de doença renal e idosos. Através do rastreamento e diagnóstico precoce da doença renal, podemos iniciar tratamentos tanto medicamentosos quanto não medicamentosos. Uma dieta saudável com baixo teor de sódio, a prática regular de exercícios físicos (recomendados 150 minutos por semana), cessação do tabagismo, evitar o uso de anti-inflamatórios, além de um bom controle da glicemia e da pressão arterial, são medidas fundamentais.

Ao combater a progressão da doença renal e a perda da função renal, medidas preventivas e terapêuticas desempenham um papel fundamental na preservação da saúde renal a longo prazo. Portanto, é crucial que pacientes, familiares, cuidadores e indivíduos em grupos de risco estejam atentos à importância da dosagem de creatinina e à manutenção de hábitos de vida saudáveis. Fale com seu médico e verifique se você tem feito a dosagem da creatinina para saber como anda a saúde dos seus rins, lembrando sempre que a prevenção da doença renal passa por hábitos de vida saudável, saúde dos rins e dosagem da creatinina para todos.

Andrea Bauer
Nefrologista

Material extraído do podcast SBD  para público, , Para ouvir o podcast, clique aqui