SBD apoia eventos em Belo Horizonte para detecção do diabetes e tratamento da retinopatia

Mutirões foram feitos em parceria com o Instituto de Olhos Ciências Médicas e com o Centro Oftalmológico dentro das comemorações do Novembro Diabetes Azul

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, Minas Gerais teve dois eventos importantes tanto para quem tem a doença como para quem queria saber se tinha risco. Como o tema da campanha este ano é “Diabetes: saiba seu risco, construa um futuro saudável”, a prevenção foi o ponto alto do evento realizado domingo, dia 12, no estacionamento do Mercado Central de Belo Horizonte. 

Pelo terceiro ano consecutivo, alunos das ligas acadêmicas de nefrologia, cardiologia, endocrinologia, nutrologia e oftalmologia, sob a coordenação do oftalmologista Dr. Fábio Nogueira, do Instituto de Olhos Ciências Médicas (IOCM), realizaram ação de conscientização. Tudo com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes e com a presença do presidente da entidade, dr Levimar Araujo. O objetivo era conscientizar sobre o diabetes com informações sobre as complicações da doença e incentivo à realização de exames, prevenção, tratamento e cuidados. No local foram realizados testes de glicemia, de retinopatia e pés diabéticos, entre outros serviços oferecidos.

Já a 5ª Campanha do Diabetes do Centro Oftalmológico, no dia 11, inovou, desta vez, com uma parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ouro Branco. Contou ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes e de seu presidente, dr Levimar Araujo, presente no evento. Assim, foi feito um mutirão de atendimento de cerca de 80 pacientes daquela cidade com retinopatia grave. Com ajuda da Prefeitura da cidade, eles foram para Belo Horizonte, onde foram examinados e tratados no Centro Oftalmológico, presidido pelo dr. Gustavo Heringer, um dos responsáveis pela criação do mutirão.

A oftalmologista dra. Juliana Oréfice, uma das coordenadoras do mutirão, lembrou que, desde a primeira campanha, em 2019, apenas pacientes de Belo Horizonte participavam deste evento. Este ano, além de continuar o atendimento com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, ampliou o atendimento com a parceria com a Prefeitura de Ouro Branco.

A retinopatia diabética é uma das graves complicações do diabetes, que pode levar à cegueira, sendo destacada como um indicador crucial de problemas em outros órgãos.

5ª Campanha do Diabetes

ITABUNA – BAHIA:

MERCADO CENTRAL DE BELO HORIZONTE: