SBD orienta sobre segurança de exames de glicemia

Entidade lembra que dispositivos anunciados como inovadores não têm respaldo científico e devem ser evitados por pacientes com diabetes

De tempos em tempos surgem anúncios de novos equipamentos para as pessoas com diabetes medirem a glicemia sem a necessidade de agulhas. Porém, a Sociedade Brasileira de Diabetes alerta que qualquer dispositivo medidor de glicose necessita de validação técnica, o que parece não ser o caso de alguns dispositivos. Sem agulha é possível medir a oxigenação e batimento cardíaco, mas para medição da glicose é necessário o sangue ou interstício, alerta dr. Marcio Krakauer, coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da SBD.

A última “novidade” é um equipamento que está sendo anunciado como o mais preciso e menos invasivo do mundo e que funciona como um oxímetro, encaixado na ponta do dedo. “A Sociedade Brasileira de Diabetes não tem conhecimento deste produto”, afirma dr. Marcio, acrescentando que o fabricante não fez nenhuma apresentação oficial do dispositivo à entidade. “Então, nós não temos nenhuma informação sobre a segurança e eficácia deles”, explica. Ele lembra, ainda, que não existe nenhum estudo de segurança e de eficácia comparando os resultados destes dispositivos com os exames conhecidos e usados no Brasil, como glicose capilar na ponta do dedo ou glicose intersticial, como os sensores de glicose.

Por estes motivos, a recomendação da SBD é para que as pessoas com diabetes evitem estes produtos e façam seus exames de forma tradicional. “Em caso de dúvidas, fale com seu médico, muitos riscos estão envolvidos quando ocorre uma discrepância na medição da glicose”, orienta dr. Marcio Krakauer. 

Mais informações

GBR Comunicação

Rose Guirro – [email protected]

A Siemens Healthineers Informa que:

  • O produto GlicoMax não faz parte do portfólio da Siemens Healthineers.
  • Nossa empresa não possui ou administra os sites “Siemens.Shop” e “Glicomax.com”.
  • Na América Latina não vendemos produtos para o público em geral, apenas para profissionais de saúde e eles possuem todos os registros sanitários em cada um dos países para sua comercialização.
  • Nossos produtos oficiais podem ser consultados através do site da https://www.siemens-healthineers.com