Além da atividade física, participantes e frequentadores do parque Ceret puderam fazer medição de glicose e receber dicas e exames para evitar complicações da doença
Centenas de pessoas passaram pelo parque Ceret, na zona leste de São Paulo, no domingo, dia 12 de novembro, para prestigiar evento organizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, que é comemorado dia 14.
Pelo menos 980 pessoas se inscreveram para participar da corrida e da caminhada realizada logo pela manhã. Destinada a pessoas de todas as idades, portadoras ou não de diabetes, o objetivo era a confraternização e o alerta sobre a doença, que atinge 16,8 milhões de pessoas no país (incluindo os tipos 1 e 2). Assim, todos os participantes da corrida receberam, além do kit garantido pela inscrição (camiseta e bolsa), uma medalha pela participação.
Logo após a corrida a SBD iniciou atendimento, em tendas montadas no local, para fazer rastreamento do diabetes entre os participantes da corrida e caminhada, seus acompanhantes e frequentadores do parque Ceret. As pessoas que já sabiam que tinham diabetes, ou que tiveram resultados acima dos normais no teste de glicemia, eram encaminhadas para fazer um teste de avaliação do risco de doença renal, análise dos pés para evitar problemas causados por neuropatias e exame de vista para checagem da presença de retinopatia.
Além dessas tendas para detecção de problemas ligados ao diabetes, a SBD tinha também um local com dicas sobre alimentação saudável, além de divulgar o novo Manual de Contagem de Carboidratos.