O gerenciamento de uma doença crônica exige embasamento científico aliado a habilidades técnicas, prática clínica e capacidade de tomada de decisões com o indivíduo que tem diabetes. Está bem documentado que a tecnologia facilita a coleta, o processamento, o armazenamento e a troca de informações; em cada uma dessas categorias, englobam-se aplicativos com funções específicas em ambientes de saúde.
Sabe-se que o cuidado nutricional em diabetes inclui o estabelecimento das necessidades nutricionais específicas para definição do plano de cuidados, bem como a transmissão de informações, favorecendo o entendimento e a adesão ao tratamento dietético prescrito.
Aplicativos de nutrição disponíveis para celulares, por exemplo, são ferramentas que podem potencializar o plano estabelecido e garantir a sua continuidade, especialmente para o manejo da Contagem de Carboidratos, terapia nutricional que prioriza o total de carboidratos consumidos por refeição, relacionando-os com o tratamento clínico, uso da insulina e glicemias. A Contagem de Carboidratos é uma estratégia que permite maior flexibilidade nas escolhas alimentares, mas requer que o paciente tenha disciplina na busca de informações em rótulos nutricionais ou em manuais e/ou apps com uma vasta lista de alimentos e sua composição em quantidade de carboidratos. É importante que essas informações sejam de tabelas nacionais, confiáveis, baseadas em tabelas de referências adequadas.
Pensando nisso o Departamento de Nutrição da SBD lançou o seu Novo App de Contagem de Carboidratos, mais moderno e funcional, com os dados do Novo Manual Oficial de Contagem de Carboidratos da SBD, lançado no último Congresso da SBD em outubro de 2023. O novo App de Contagem de Carboidratos tem seu uso bastante intuitivo, sendo de fácil manuseio pelos pacientes para gerenciar suas glicemias, pesquisar dados de alimentos e calcular os gramas de carboidratos das suas refeições. Nessa versão o paciente pode selecionar alimentos, calculando os carboidratos por medidas caseiras ou em peso (g ou ml) do alimento. É possível também, enviar registros/relatórios do próprio App para a avaliação do profissional nas consultas médicas ou nutricionais.
No que tange à nutrição, a tecnologia possibilita identificar a resposta glicêmica de alimentos e preparações, bem como verificar o seguimento ou não do plano alimentar prescrito, observando se a contagem de carboidratos tem sido feita de forma correta. Com esses dados é possível implementar ajustes na terapia nutricional com mais eficácia e segurança.
Em breve, serão implementadas novas melhorias no app, a fim de facilitar ainda mais a prática da Contagem de Carboidratos com precisão para todas as pessoas com diabetes, como registros fotográficos de porções de alimentos usuais, registros de doses de insulina, entre outras.
Baixe agora mesmo o seu App de Contagem de Carboidratos da SBD e aproveite.
Dra. Débora Bohnen Guimarães
insta @debora_bohnen
- Nutricionista especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP
- Mestre em Educação em Diabetes pelo IEP Santa Casa de Belo Horizonte / MG
- Nutricionista do Ambulatório de Diabetes tipo 1 da Santa Casa de Belo Horizonte / MG
- Membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)
-
This author does not have any more posts.