No dia 23 de janeiro, durante o “Fórum DCNTs”, foi lançado um Guia de Atualização de linguagem que deve ser usada na abordagem com pessoas que convivem com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), o documento “Linguagem importa!” tem como objetivo otimizar a comunicação dos profissionais de saúde com os pacientes/clientes, evitando estigmas e melhorando o engajamento da população em comportamentos saudáveis e de autocuidado.
As DCNTs não têm cura, mas podem e devem ser controladas por meio da adesão às recomendações específicas e mudanças no estilo de vida. Portanto, a compreensão das orientações torna-se fundamental para promover a adesão ao tratamento. Nesse sentido, a educação em saúde precisa ser empática, motivadora, inclusiva e respeitosa, considerando o estágio de prontidão para mudança das pessoas e adaptando estratégias a cada situação.
Nesse contexto, o documento “linguagem importa!” traz recomendações que favorecem a comunicação respeitosa e não estigmatizante. Por exemplo, não é mais recomendado o uso dos termos “obeso” ou “gordo”, que devem ser substituídos por “pessoa com obesidade/sobrepeso”, já que a pessoa deverá ser reconhecida em primeiro plano e não resumida ou adjetivada por sua condição de saúde. Termos como “gordo” ou “obeso” reforçam um estereótipo estigmatizante, como se a obesidade definisse a pessoa, fosse uma condição imutável ou unicamente um resultado de escolhas erradas feitas de forma voluntária (culpabilização).
Portanto, nesse Dia Mundial da Obesidade, o Departamento de Nutrição da SBD convida a todos os profissionais a refletir sobre essa temática e iniciar um processo de mudança em sua abordagem, tornando nossa comunicação com as pessoas com obesidade/sobrepeso cada vez mais respeitosa, empática e assertiva.
Referências:
- ABESO. Guia de Obesidade para Comunicadores 2021: Saúde não se pesa. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, Rede Com Ciência e Novo Nordisk; 2021. Disponível em: https://www.saudenaosepesa.com.br/content/dam/brazil/affiliate/www-saudenaosepesa-com-br/documents/56068_Guia_comunicadores_saudenaosepesa_2021_original.pdf Acesso em 25 fev 2022.
- BARONE, N. et al. Fórum DCNTs. Linguagem importa! (Language matters). Atualização de linguagem para diabetes, obesidade e outras condições crônicas de saúde; 2022. Disponível em: https://www.forumdcnts.org/post/linguagem-importa / Acesso em 25 Fev 2022.
- OAC. Weight Bias People-First Language. Obesity Action Coalition; 2013. Disponível em: https://www.obesityacon.org/acon-throughadvocacy/weight-bias/people-first-language/ Acesso em 25 Fev 2022.
- OBESITY UK. The Responsible Reporting of Obesity: Media Guidelines; 2020. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/5bc74880ab1a6217704d23ca/t/5eac46dc2343c149b76d78a2/1588348718811/MAC01741_NN_UK_Media+Obesity_reporting_A5_RGB_Lo1a.pdf / Acesso em 25 fev 2022.
Dra. Daniela Lopes Gomes
Nutricionista, especialista em nutrição clínica, Mestre em teoria e pesquisa do comportamento pela UFPA e Doutora em nutrição pela UnB. Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (NTPC/UFPA). Educadora em Diabetes pela SBD/IDF/ADJ. Coordenadora do Grupo Educativo em Diabetes (GEDIA).
-
Dra. Daniela Lopes Gomes#molongui-disabled-link
-
Dra. Daniela Lopes Gomes#molongui-disabled-link
-
Dra. Daniela Lopes Gomes#molongui-disabled-link
-
Dra. Daniela Lopes Gomes#molongui-disabled-link