Festa Junina e Diabetes

As festas Juninas trazem em seu cardápio preparações ricas em carboidratos, o que reforça a atenção para a substituição dos alimentos que compõem o plano alimentar diário da pessoa com diabetes.

Os pratos típicos da Festa Junina são preparações a base de: milho, amendoim, batata-doce e mandioca. Nessa época todos precisam ficar atentos para não passar do ponto, o portador de Diabetes, muito mais.

Mas é possível desfrutar de delícias, como o pé-de-moleque, a batata doce, a canjica e a cocada, entre outras tentações e, mesmo assim, manter a glicemia sob controle. Não há restrição, mas moderação é o segredo. Comer moderadamente é sempre a melhor saída.

Quem faz sua alimentação com base na contagem de carboidratos, pode também fazer adequações na dosagem da insulina de acordo com a quantidade de carboidratos contida no alimento escolhido, porém, vale lembrar que todos os alimentos típicos das festas juninas são bastante calóricos e contém muito carboidrato, isso vale tanto para os doces com açúcar como para os dietéticos como podemos analisar comparando doces típicos na versão tradicional e na versão 0% de açúcar.

ALIMENTOTRADICIONALDIET (0% de Açúcar)
Pé-de-moleque77 Kcal – 6 gramas de carboidrato61 Kcal – 6 gramas de carboidrato
Paçoquinha107 Kcal – 12 gramas de carboidrato100 Kcal – 9 gramas de carboidrato

Para pacientes com dose fixa de carboidratos por refeição o ideal é trabalhar com substituições e não fugir da quantidade de carboidratos prescrita pelo nutricionista.
Segue abaixo alguns alimentos típicos dessa época com a quantidade de carboidrato por porção:

– Pé de moleque
1 unidades (20g) = 14g de carboidratos

– Pipoca
1 saco pequeno (20g) = 12 gramas de carboidrato

– Bolo de fubá
1 fatia média (50 g) = 23 gramas de carboidrato

– Paçoca
1 unidade (30g) = 20g de carboidrato

– Canjica
1 copo (240 ml) = 47g de carboidrato

– Milho verde
1 espiga (65g) = 15g de carboidrato

– Pinhão
1 unidade (10g) = 4g de carboidrato
Não esqueça de realizar a monitorização glicêmica e realizar as correções com insulina de acordo com a prescrição médica. Além disso com a monitorização você consegue conhecer melhor como o seu corpo responde após a ingestão desses alimentos.

Clique aqui e veja receitas de Festa Junina!

Dra. Tarcila Ferraz de Campos
  • Nutricionista Clínica e Mestre em Ciências da Saúde
  • Educadora em Diabetes IDF/SBD/ADJ
  • Membro dos Departamentos de Nutrição e de Educação em Diabetes da SBD (2016-2017)