Como escolher os melhores produtos de acordo com o teor de sal?

A OMS recomenda uma ingestão diária de sódio inferior a 2g, equivalente a 5g de sal. No âmbito global observa-se que a ingestão média de sódio excede substancialmente, ultrapassando 10 gramas/dia, e no cenário brasileiro, observa-se uma preocupante marca de 9,3g, o que  se deve, em grande parte pela inclusão de alimentos industrializados e processados no hábito alimentar do brasileiro.

No último dia 12 de março a ANVISA publicou relatório de monitoramento de sódio  em alimentos industrializados, para monitorar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Redução de Sódio  em Alimentos Industrializados, que é uma estratégia de saúde pública voltada para a diminuição da ingestão de sódio pela população brasileira, devido à contribuição do consumo excessivo desse nutriente para o desenvolvimento e o agravamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis(DCNT), que inclui a Hipertensão Arterial. 

FONTE: Relatório do monitoramento do teor de sódio em alimentos industrializados – 2020/2021- ANVISA

A constatação do relatório de que aproximadamente 28% dos produtos analisados não atingiram as metas estabelecidas suscita preocupação, especialmente em categorias críticas como “biscoito salgado”, “bolos prontos sem recheio”, “hambúrgueres”, “misturas para bolo aerado”, “mortadela conservada em refrigeração”, “pães de forma”, “queijo mussarela” e “requeijão”.

Alimentos in natura ou minimamente processados -Alimentos in natura – obtidos de plantas ou animais e adquiridos para consumo sem terem sofrido processamento. 

Alimentos minimamente processados – alimentos in natura que sofreram alterações mínimas na indústria, como moagem, secagem, pasteurização (arroz,feijão,leite).

Limite o consumo de alimentos processados. São produtos fabricados com a adição de sal, açúcar, óleo ou vinagre, o que os torna desequilibrados nutricionalmente.

Enlatados e Conservas, compotas de frutas,  frutas cristalizadas, castanhas adicionadas de açúcar ou sal. 

Óleos, gorduras, sal e açúcar – São produtos alimentícios usados para temperar e cozinhar alimentos.

Quando incorporados de maneira sensata em pratos à base de alimentos in natura ou minimamente processados, esses ingredientes podem enriquecer a diversidade de sabores sem comprometer o equilíbrio nutricional

Evite alimentos ultraprocessados – São formulações industriais feitas tipicamente com cinco ou mais ingredientes, pobres nutricionalmente e ricos em calorias, açúcar, gorduras, sal e aditivos químicos, com sabor realçado e maior prazo de validade.

Ex: biscoitos, sorvetes,bolos; cereais matinais; barras de cereais; sopas,macarrão e temperos “instantâneos”; salgadinhos “de pacote”; refrescos e refrigerantes;achocolatados; iogurtes e bebidas lácteas adoçadas; bebidas energéticas; caldos com sabor carne, frango ou de legumes; maionese e outros molhos prontos; produtos congelados e prontos para consumo (massas, pizzas, hambúrgueres, nuggets, salsichas, etc.); pães de forma; pães doces e produtos de panificação que possuem substâncias como gordura vegetal hidrogenada, açúcar e outros aditivos químicos.

Referencias:

Dra Marlice Marques
  • Nutricionista Clínica
  • Mestre em Ciências da Saúde (UFG)
  • Pós Graduada em Nutrição Clínica
  • Qualificada em Educação em Diabetes (SBD/ADJ/IDF)
  • Analista em Saúde na Secretaria Estadual de Saúde GO
  • Coordenadora do Departamento de Nutrição da SBD.